_

Chusovitina alcança sétimos Jogos aos 40 anos

• Foto: Reuters

Nadia Comaneci tinha 13 anos quando ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Gabby Douglas 16 quando venceu o all-around dos Jogos de Londres’2012. Campeãs sem idade para votar é do mais normal na história da ginástica artística, mas Oksana Chusovitina está aqui para provar que também há lugar para veteranas na modalidade: aos 40 anos, vai tornar-se na mais velha ginasta da história a disputar uns Jogos Olímpicos. Ah, e o Rio’2016 serão os seus sétimos Jogos, tendo feito a estreia em Barcelona’1992.

Nascida em Bukhara (território da União Soviética, hoje Usbequistão) em 1975, Chusovitina começou por competir pela URSS, tendo feito os Jogos de Barcelona sob a bandeira olímpica da Equipa Unificada, ganhando uma medalha de ouro na competição por equipas. Competiu depois pelo Usbequistão, até a tragédia mudar a sua vida: em 2002, o seu filho Alisher foi diagnosticado com leucemia e a ginasta mudou-se para a Alemanha para acompanhar os tratamentos . Em 2006 recebeu a nacionalidade alemã, tendo ganho o bronze no salto, em Pequim’2008. Retirou-se em 2012, mas em 2013 voltou para competir pelo Usbequistão natal.

PUB

"Ainda me sinto ótima. Continuo a competir porque adoro este desporto", frisou a atleta depois do apuramento, conseguido no Rio este fim de semana.

Por Lídia Paralta Gomes
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Ginástica Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB