A Federação Internacional de Ginástica (FIG) adotou um novo código de conduta para proteger os atletas de práticas abusivas, que surge depois de vários escândalos de abusos na modalidade, anunciou hoje o organismo.
Em comunicado, a FIG refere que "a nova versão do código de conduta descreve os padrões de comportamento que são esperados de todos os envolvidos na ginástica, e traça uma linha entre o que é considerado uma boa prática e comportamentos intoleráveis".
"Como órgão que tutela a modalidade devemos estabelecer padrões aplicáveis em todos os lugares e, ao fazê-lo, lembrar a todos que têm direitos, deveres e responsabilidades", disse o presidente da FIG, Morinari Waranabe.
O universo da ginástica tem sido abalado por vários escândalos de abusos físicos e psicológicos, o mais noticiado dos quais foi protagonizado por Larry Nassar, antigo médico da seleção de ginástica dos Estados Unidos, entretanto condenado a uma pena cumulativa de 140 anos de prisão por agredir sexualmente 265 ginastas.
Por LusaGinasta respondeu a dúvidas dos fãs sobre a operação na sua conta de Tiktok
Atleta português ficou em 54.º lugar na barra fixa
Portugueses foram ambos quinto lugar nas respetivas categorias
Ginasta norte-america fala abertamente sobre o tema e deixa mensagem às meninas mais novas
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português assegura que não tentou convencer o internacional português a rumar ao Fenerbahçe
Avançado espanhol falou ainda sobre as expectativas que os adeptos colocaram em si desde muito cedo
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Médio do West Ham faz juras de amor aos leões