O russo Alexander Dityatin, primeiro ginasta masculino a obter nota 10 nuns Jogos Olímpicos, morreu, aos 68 anos, vítima de um problema cardíaco. O antigo ginasta era detentor de 10 medalhas olímpicas, três delas de ouro, conquistadas em Moscovo, em 1980, onde subiu ao pódio 8 vezes, um registo que seria posteriormente igualado pelo nadador norte-americano Michael Phelps, que também conquistou 8 medalhas em Pequim'2008.
Dityatin fica também na história por ter sido o primeiro ginasta masculino a obter a nota 10 numa competição olímpica (também em Moscovo'1980), no cavalo com arções, conforme lembrou a Federação Internacional de Ginástica, que lamentou a sua morte.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também deixou uma mensagem de condolências. "Morreu um tricampeão olímpico, um lendário representante da escola nacional de ginástica artística. Alexander Dityatin era um homem determinado, determinado e exigente consigo próprio. Essa dedicação tornou-se a chave para as suas extraordinárias conquistas e brilhantes vitórias. Incutiu essas mesmas qualidades nos seus numerosos alunos. A brilhante memória de Alexander Nikolaevich Dityatin permanecerá para sempre no coração da sua família e amigos, dos seus companheiros do 'Dínamo' de Leninegrado e da nossa seleção nacional.”
Por Isabel DantasAlexander Dityatin ganhou 8 medalhas em Moscovo'1980, três delas de ouro
Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou uma das providências cautelares apresentadas pelo país
O país com maior população mulçumana do Mundo diz que Israel tem de reconhecer o Estado da Palestina
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Otamendi foi titular mas saiu ao intervalo
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo
Último compromisso antes de regressarem ao trabalho em Portugal