Portugal iniciou bem a sua participação no Campeonato do Mundo de trampolins, a decorrer em Pamplona, com vários ginastas lusos esta quinta-feira apurados na qualificação e Gabriel Albuquerque em lugar de pódio.
O olímpico em Paris'2024 foi o terceiro melhor da qualificação, com 64.690 pontos, liderando uma equipa que ocupa o quarto lugar, atrás da equipa neutral, composta por ginastas russos, da China e do Japão.
Pedro Ferreira, campeão da Europa em título, é o 21.º (60.780), Diogo Abreu, que competiu no Rio2016 e em Tóquio2020, é 24.º (60.270) e Lucas Santos 25.º (59.890).
Albuquerque, Ferreira e Abreu passam para a segunda qualificação, equivalente às meias-finais da prova, enquanto Santos é travado pela regra de progressão de três atletas por país.
No setor feminino, Sofia Correia foi 28.ª, sendo a primeira reservista para a final, enquanto Catarina Nunes se classificou em 53.ª.
Em tumbling feminino, passaram Margarida Agostinho e Matilde Santos, que hoje foram 24.ª e 25.ª, respetivamente, com Francisca Pinto a ser obrigada a desistir.
No duplo minitrampolim qualificaram-se José Francisco (11.º), André Dias (15.º) e Diogo Cabral (24.º). De fora fica Diogo Fernandes, classificado em 46.º.
A equipa foi apurada para a final de sexta-feira com a sexta posição entre 13 países.
Em femininos, a melhor lusa foi Alexandra Garcia (14.ª). Fora da final ficaram Sofia Lourinho (22.ª), Inês Reis (24.ª) e Matilde Oliveira (33.ª).
O conjunto português é reserva para a final por equipas.
Por LusaGinasta respondeu a dúvidas dos fãs sobre a operação na sua conta de Tiktok
Atleta português ficou em 54.º lugar na barra fixa
Portugueses foram ambos quinto lugar nas respetivas categorias
Ginasta norte-america fala abertamente sobre o tema e deixa mensagem às meninas mais novas
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record