Olímpica Filipa Martins entre os nove portugueses nos Europeus de ginástica artística

Competição vai decorrer entre quarta-feira e domingo em Basileia, na Suíça

• Foto: Instagram

Portugal vai estar representando por nove atletas nos Europeus de ginástica artística, entre os quais Filipa Martins, que aproveitará a competição para melhorar os níveis de confiança e preparar-se para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Com quatro ginastas femininas e cinco masculinos, o diretor técnico da disciplina, André Nogueira, admite que Portugal parte sem ambições de conseguir mais apuramentos olímpicos na competição, que decorrerá entre quarta-feira e domingo, em Basileia, na Suíça.

"Em femininos, a Filipa Martins já está qualificada, e a Beatriz Cardoso como reserva, e no setor masculino esta equipa é ainda muito jovem", disse André Nogueira à agência Lusa, traçando como objetivos "a qualificação para a final 'all-around' e nos aparelhos ficar no primeiro terço ou primeira metade da tabela".

André Nogueira admite também que a conquista de lugares no pódio "seria algo de muito excecional" e assume a vontade de repetir a presença na final 'all-around', tal como sucedeu em 2015 e 2017, competições nas quais Portugal fechou na oitava posição.

O Diretor Técnico Nacional (DTN) acredita que a competição, a primeira desde o início da pandemia de covid-19, será importante "para dar um sinal de recuperação" da normalidade.

"Sempre que foi permitido, os atletas foram treinando e tendo estágios e provas internas, mas esta é a primeira grande competição internacional", refere.

Além de Filipa Martins e de Beatriz Cardoso, vão representar Portugal no setor feminino as ginastas Francisca Cancela e Rafaela Ferreira, enquanto em masculinos participarão os ginastas lusos Filipe Almeida, João Rios, José Nogueira, Guilherme Campos e Marcelo Marques.

A ginástica artística feminina compreende um conjunto de quatro aparelhos: saltos, trave, paralelas assimétricas e solo. As 24 melhores nos quatro aparelhos qualificam-se para a final 'all-around'.

Em masculinos, os ginastas competem em cavalo com arções, saltos, solo, argolas, paralelas e barra fixa, seguindo os melhores para a final geral.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ginástica

Notícias

Notícias Mais Vistas