A Federação Portuguesa de Golfe organizou o 2.º Congresso Nacional de Golfe, sob o lema "O Clube em Primeiro Lugar!", no Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em Espinho.
Com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Barbosa Cruz, de dezenas de dirigentes e gestores de clubes e de campos de golfe e de profissionais do sector, num total de cerca de 85 participantes, o congresso permitiu ouvir alocuções de prestigiadas figuras do golfe, nacionais e internacionais, bem assim como a realização de debates sobre os vários temas focados e o reforçar de laços de "networking" entre os participantes.
Após as mensagens de boas-vindas - feitas pelo presidente da Direção da Federação Portuguesa de Golfe, Miguel Franco de Sousa, que vincou a sua convicção da importância capital dos clubes no desenvolvimento de qualquer modalidade desportiva, e nomeadamente, no golfe; e pela presidente da Câmara Municipal de Espinho, que enalteceu a realização do congresso no seu município e reforçou o compromisso do mesmo com a promoção da atividade desportiva junto da sua população -, tiveram início os trabalhos.
Na parte da manhã, Zoe Thacker, Diretora de Desenvolvimento do R&A, apresentou dois painéis. Um mais generalista, subordinado ao tema "Retenção de membros e perspetiva sobre as formas como o desporto precisa de se adaptar para garantir o seu futuro"; e outro com a apresentação de um exemplo concreto, "Golf It!", da Academia de Golfe do R&A em Glasgow, um caso de sucesso.
Gavin Robinson, Operation Manager da "Club Management Association of Europe", apresentou o "Programa de Formação para Gestores de Instalações Desportivas", que é hoje uma referência para todos os gestores de equipamentos desportivos e não só.
Quanto a Pablo Bernárdez, Diretor do "Centro de Excelencia de la Real Federación Española de Golf", situado em Madrid, explanou o modelo de funcionamento desse Centro e qual o impacto que o mesmo tem tido nas últimas décadas no desenvolvimento da modalidade no país vizinho.
Após o intervalo para o almoço, houve a apresentação de mais três temas.
A Prof. Dra. Anna Georgievna Volossovitch, Professora Associada e responsável do Departamento de Desporto e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, dissertou sobre "O desenvolvimento do Jovem jogador", abordando os diversos modelos de experiência desportiva no processo de desenvolvimento dos jovens atletas.
Seguiu-se Olivier Denis-Massé, Diretor-Adjunto de Comunicações, Media, Marketing e Parcerias da Federação Francesa de Golfe (FFG), que apresentou o tema generalista "Marketing e Comunicação", mas muito focado na realidade atual de comunicação e marketing da FFG, um reflexo direto da conquista por França da candidatura internacional que definiu o país como anfitrião da edição de 2018 da Ryder Cup.
A última intervenção do congresso esteve a cargo de Nélson Pinho, Diretor-Técnico da União Desportiva Oliveirense, que se focou nos "Programas de iniciação à modalidade e retenção de praticantes em clubes portugueses", revelando a importância da capacitação dos clubes, nomeadamente através da implementação de academias certificadas, no desenvolvimento de qualquer modalidade desportiva.
O 2.º Congresso Nacional de Golfe foi ainda aproveitado pelo diretor de Marketing da Unibanco, Luís Gama, para apresentar o produto "Parcela Já" da Unicre. Um serviço que permite pagamentos até o valor de 1.500 euros serem divididos entre duas e seis prestações, sem juros para o comprador e com o vencedor a receber de imediato a totalidade da venda. Todo o processo é feito no momento, apenas sendo necessário que o vendedor possua um terminal da rede Unicre e o comprador um cartãso de débito/crédito e o seu Cartão de Cidadão. Vários clubes manifestaram interesse no produto, por facilitar o pagamento de quotas anuais e a compra de material desportivo.
Tratou-se de um dia intenso, que proporcionou uma importante troca de experiências e aprendizagens entre todos os participantes e oradores, e que se espera poder contribuir para o acelerar do desenvolvimento do Golfe nacional.
Por Record/FPG