João Teixeira e Costa ganhou a Taça Kendall de 2025, um torneio do Oporto Golf Club, no concelho de Espinho, que se disputa desde 1920 e integra o Circuito Aquapor, pontuando igualmente para o Ranking Nacional BPI da Federação Portuguesa de Golfe (FPG).
O jogador do PGA Aroeira derrotou no playoff o campeão nacional amador, Miguel Azevedo Cardoso, um atleta da 'casa', depois de terem empatado, após as duas voltas regulamentares, com 140 pancadas, 2 abaixo do Par.
Como escreveu o ‘press officer’ da FPG, Castro Martins, “com 56 jogadores inscritos, a Taça Kendall deste ano foi renhidíssima. Foi necessário recorrer a um playoff para definir o campeão. No primeiro buraco, o 18, ambos fizeram birdie. A seguir, no buraco 1, voltaram a fazer o mesmo resultado, dessa feita com Par. Aconteceu exatamente o mesmo, depois, no buraco 2. Finalmente, no buraco 9, o atleta da Aroeira fez um birdie, enquanto o jogador do Oporto não conseguiu melhor do que o Par”.
Os protagonistas são jogadores de alto rendimento e ambos estudantes universitários, com a diferença de João Teixeira e Costa estudar e competir nos Estados Unidos. Nesta altura do ano, regressa a Portugal e aproveita para jogar alguns torneios nacionais, após um semestre de 2025 em que arrancou três top-10’s individuais em torneios do 'college' norte-americano.
Há dois anos, quando também gozava de férias universitárias, João Teixeira e Costa venceu a Lisbon Cup, outro dos torneios históricos do golfe nacional. Esse fora o seu último título em torneios a contar para o Ranking Nacional BPI da FPG.
A Taça Kendall é uma das cinco provas organizadas por clubes clássicos que são pontuáveis para o Ranking Nacional BPI e para o Circuito Aquapor, tal como acontece com o Aberto do Estoril (Clube de Golf do Estoril), a Lisbon Cup (Lisbon Sports Club), a Taça R. S. Yeatman (Club de Golf de Miramar) e a Taça Mendes d’Almeida (Vidago Palace Hotel).
Por Hugo Ribeiro/FPGPortuguês com dia completamente falhado
Luso em 104.º no torneio que decorre em Kildare, Irlanda
Português terminou com um agregado de 278 pancadas
Golfista português concluiu as quatro voltas com um total de 288 pancadas
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo