_

Tomás Bessa e Pedro Nunes Pedro vencem Pro-Am da Taça Joaquim Oliveira

Foto: Rodrigo Gatinho
Foto: Rodrigo Gatinho
Foto: Rodrigo Gatinho

1/3

Dupla somou 72 pontos, mais um do que a formação do profissional Hugo Camelo e do amador Ricardo Abrantes

O campeão nacional, Tomás Bessa, e o presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Pedro Nunes Pedro, venceram sábado o Pro-Am da Taça Joaquim Oliveira, no Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão, Sesimbra.

A dupla somou 72 pontos, batendo por apenas 1 a formação 2.ª classificada do profissional Hugo Camelo e do amador Ricardo Abrantes.

PUB

Tomás Bessa, de 29 anos, teve, assim, uma pequena compensação moral, por ontem ter perdido o título principal (e os 2 mil euros de prémio) para o espanhol Ignácio Mateo, após um play-off recorde de oito buracos.

"Termos um evento em que homenageamos uma pessoa que tanto deu ao golfe nacional, é um grande orgulho. Um orgulho de poder jogar em nome de uma pessoa que todos recordamos com saudade e carinho", disse o campeão nacional de 2020 e 2025.

A 2 pontos dos campeões ficaram os 3.º classificados, o profissional Pedro Lencart e o amador Diogo Cassiano Neves.

PUB

A Taça Joaquim Oliveira, em homenagem ao empresário dos media e do desporto, falecido no ano passado, distribuiu 10 mil euros em prémios monetários e foi o torneio de abertura do Timestamp Golf Tour de 2026, o circuito para profissionais e amadores de alto rendimento, sancionado e organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.

Ignácio Mateo, um espanhol de 24 anos, conquistou o seu primeiro título profissional de carreira e tornou-se no primeiro estrangeiro a vencer um torneio do Timestamp Golf Tour.

A Taça Joaquim Oliveira já existia e celebrava o aniversário do homenageado, mas era, sobretudo, um torneio que proporcionava um convívio entre amigos a jogadores amadores. Este ano, por proposta da FPG, acarinhada pela família Oliveira e pela PGA Portugal, a prova ganhou um enquadramento superior e foi prometido por Rui Morris, o presidente da PGA Portugal "fazer-se todo o possível para manter este torneio no futuro".

PUB

Continuando a tradição, houve também uma classificação individual para amadores. A classificação net teve como vencedor José Luís Barroso, com 37 pontos, enquanto a gross foi arrebatada por Marcelo Guedes com 31 pontos.

Marcelo Guedes é um brasileiro, futebolista profissional reformado, que tem participado ativamente no Timestamp Golf Tour, mesmo sendo amador. Enquanto futebolista, jogou em algumas das principais ligas, como a francesa e a alemã, com um grande destaque para o Olympique de Lyon.

Foi um dia em que Marcelo Guedes ganhou a dobrar, pois foi também o vencedor do prémio de habilidade o drive mais longo.

PUB

Os futebolistas fizeram o pleno nos prémios de habilidade, uma vez que a bola mais perto da bandeira foi assinada por Nuno Valente, antigo internacional português que representou o Sporting e o FC Porto, entre outros.

Este Pro-Am foi, aliás, caracterizado pelo convívio entre profissionais de futebol (Ricardo Pereira, Carlos Xavier, Humberto Coelho e José Sousa foram outros presentes) e de golfe, e ainda por empresários dos mais variados setores de atividade económica.

Um deles, João Pedro Oliveira e Costa, o CEO do BPI, que manifestou um sentimento generalizado: "O Joaquim merecia isto e muito mais. Uma pessoa que apoiou imenso o golfe, não só em termos da sua entrega pessoal, mas aquilo que também representava através da SportTV». O CEO do banco da FPG aproveitou para lançar o repto de que «temos de trazer as provas internacionais de novo para Portugal, temos grandes empresas portuguesas e temos de juntar-nos para promovermos um dos desportos com mais praticantes no Mundo, mas também muito importante para a promoção da nossa economia".

PUB

Rolando Oliveira, da Olivedesportos e filho de Joaquim Oliveira, na cerimónia de prémios, agradeceu "a todos, porque quando começámos a fazer os convites, todos quiseram estar presentes".

Pedro Nunes Pedro, o presidente da FPG, recordou os tempos em que "não era possível vermos em casa os grandes eventos internacionais" e salientou a revolução operada a partir do momento em que "a SportTV passou a trazer tudo o que se passa no golfe mundial e nacional".

O segundo torneio do Timestamp Golf Tour será o Capdeville Consulting Pro-Am, no Guardian Bom Sucesso Golf (Óbidos), de 30 de abril a 2 de maio. 

PUB

Por Hugo Ribeiro
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Golfe Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB