Tomás Melo Gouveia puxou, esta sexta-feira, dos galões de n.º1 do Timestamp Golf Tour e assumiu a liderança da terceira edição da Taça Capdeville Consulting, o segundo torneio do ano do circuito sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.
Um dia depois de ter vencido o Capdeville Consulting Pro-Am, ao lado do amador Messala Gonçalves, com 12 abaixo do Par, Tomás Melo Gouveia disparou hoje excelentes 65 pancadas, 7 abaixo do Par do Guardian Bom Sucesso, no concelho de Óbidos. O português de 31 anos fez uma volta isenta de bogeys, somando 1 eagle no emblemático buraco 17, mais 5 birdies.
"Sei que há uns anos joguei aqui uma fase de qualificação da Escola do European Tour e passei à fase seguinte, mas esta é, sem dúvida, uma das melhores voltas que fiz neste campo", disse o jogador português do HotelPlanner Tour, a segunda divisão do golfe profissional europeu.
"Tenho feito um trabalho muito bom, estou a sentir-me a jogar bem em todas as áreas para começar a época e este resultado é o fruto desse trabalho. E eu, quando me sinto bem, consigo fazer este tipo de resultados", acrescentou Tomás Melo Gouveia, o n.º1 do ranking do Timestamp Golf Tour de 2025, tendo sido o único jogador a ganhar dois torneios deste circuito no ano passado.
Tomás Melo Gouveia discute amanhã (Sábado) o título com três jogadores a 2 pancadas de distância (67, -5): o espanhol Diego Torné e os portugueses Ricardo Santos e Nuno Campino. Outro jogador com hipóteses de ganhar o torneio é Hugo Santos, a 3 pancadas do líder (68, -4).
Os dois irmãos Santos e Campino são todos antigos campeões nacionais de profissionais. Torné é um de 10 espanhóis que vieram competir a Óbidos, onde há ainda jogadores de Inglaterra, Bélgica, Suíça e Itália, uma consequência do prémio monetário ter sido elevado para 15 mil euros, 4 mil dos quais para o vencedor.
É interessante a importância da veterania nesta primeira volta: Ricardo Santos tem 39 anos, o seu irmão Hugo Santos conta 44 anos e Nuno Campino 50.
O Guardian Bom Sucesso é um campo que já recebeu competições como a Escola de Qualificação do DP World Tour (‘qualifying’ da 1.ª divisão europeia), o Alps Tour (uma das 3.ª divisões europeias), o PT Tour (circuito internacional em Portugal) e a Taça Ibérica (das PGA’s de Espanha e Portugal).
Com vento pode ser um traçado complicado, mas sem vento, nem demasiado calor, como hoje, permite bons resultados. Não admira que 10 jogadores tenham batido o Par do campo e outros quatro tenham igualado o Par-72. Ou seja, quase metade do total de 36 jogadores logrou um resultado positivo.
No entanto, com os greens razoavalmente rápidos – o que muito agradou aos jogadores –, passa a ser vital o ‘approach’ e o ‘putt’. Ora o jogo curto é, muitas vezes, a grande arma dos mais veteranos, como explicou Nuno Campino que, para além de jogador, é também treinador e comentador de golfe na SportTV.
"Passámos toda a nossa vida a jogar golfe e todas as pessoas que jogaram bem, quando as coisas correm bem, isso nota-se e vão conseguir jogar bem. Acho que a parte mais difícil é amanhã estar a liderar uma prova e poderá ser mais difícil do que hoje. Agora, tanto para mim como para eles, estarmos nesta posição deixa-nos todos contentes", acrescentou Campino.
"A emoção está sempre lá. Para mais, quando jogamos voltas destas, a motivação aumenta e o bichinho da competição aparece, tal como a vontade de voltar aos palcos mais altos", reforçou, por seu lado, Ricardo Santos, um dos três únicos portugueses a terem conquistado um título do European Tour/DP World Tour.
A Taça Capdeville Consulting conclui-se amanhã (Sábado). A primeira saída começa às 8h00 e o último grupo sai às 9h50. Todas as formações saem do buraco 1.
Por Hugo Ribeiro/FPGMikael Lindberg venceu a prova
Segundo título do ano e o terceiro da carreira no Timestamp Golf Tour
Ricardo Gouveia subiu ao 17.º lugar
Luta renhida pelo título da Taça Capdeville Consulting, no Guardian Bom Sucesso, com três jogadores a 2 pancadas de distância do líder
Com a derrota do St. Gallen, a equipa chegou ao título na véspera do seu 128.º aniversário
Fotografia já se tornou viral
Imprensa turca fala numa oferta no valor global de 50 milhões de euros
Participação de Jesús Noguera tem dado que falar, sobretudo pelas semelhanças com o antigo futebolista
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Encontro especial do IFAB aprovou propostas da reunião de fevereiro