Hugo Santos e Hugo Camelo em 2.º lugar na Taça Joaquim Oliveira

O torneio de 10 mil euros no Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão, abre a temporada do Timestamp Golf Tour de 2026

Seguir Autor:

Hugo Santos partilhou o 2.º lugar com o compatriota
Hugo Camelo foi segundo na 1.ª volta da Taça Joaquim Oliveira
Hugo Santos partilhou o 2.º lugar com o compatriota
Hugo Camelo foi segundo na 1.ª volta da Taça Joaquim Oliveira
Hugo Santos partilhou o 2.º lugar com o compatriota
Hugo Camelo foi segundo na 1.ª volta da Taça Joaquim Oliveira

Hugo Santos e Hugo Camelo partilham o 2.º lugar na Taça Joaquim Oliveira, o torneio de 10 mil euros em prémios monetários que abriu hoje (quinta-feira) o Timestamp Golf Tour de 2026, o circuito nacional de profissionais, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pela PGA Portugal.

No Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão, concelho de Sesimbra, os dois portugueses homónimos cumpriram a primeira volta em 69 pancadas, 3 abaixo do Par.

Santos e Camelo só foram superados, pela margem mínima de 1 pancada, pelo espanhol da Galiza, Ignácio Mateo, a jogar pela segunda vez um torneio do Timestamp Golf Tour, que jogou em 68 pancadas, 4 abaixo do Par.

Entre os 29 participantes há alguns dos melhores golfistas portugueses da atualidade e logo no 4.º lugar vemos o campeão nacional de 2025 e 2020, Tomás Bessa, com 70 (-2), depois de há poucos dias ter feito um hole-in-one num torneio do PT Tour.

Abaixo do Par ficou ainda Pedro Lencart (ex-bicampeão nacional de profissionais), a fechar o top-5, com 71 (-1).

Há um total de oito jogadores em prova que já venceram o Campeonato Nacional de profissionais. Hugo Santos, por exemplo, venceu aqui mesmo, na Quinta do Peru, em 2012.

Mas o destaque vai, naturalmente, para Ricardo Santos, um dos três únicos jogadores portugueses a ter vencido um torneio do European Tour/DP World Tour. Ricardo Santos foi anunciado ontem como um reforço da equipa técnica da FPG e vai em 11.º (+3).

O torneio de profissionais e amadores de alto rendimento da Taça Joaquim Oliveira termina amanhã (sexta-feira), com a segunda e última volta a arrancar às 9h00, mas o programa oficial da prova estende-se ainda a Sábado, com a disputa de um muito concorrido Pro-Am, que atraiu algumas personalidades do desporto, dos media e do mundo empresarial português.

Os Pro-Am do Timestamp Golf Tour costumam ser apetecíveis e, no ano passado, jogaram figuras como o ator Lourenço Ortigão e o piloto António Félix da Costa.

Este evento de abertura do circuito encerra uma carga emotiva maior, como salientou a FPG no seu site oficial: «Um caráter simbólico acrescido, por tratar-se de uma homenagem a Joaquim Oliveira (1947-2025), pioneiro de sucesso na divulgação e valorização do desporto em Portugal, em particular do futebol e do golfe».

Pedro Nunes Pedro, o presidente da FPG, manifestou-se entusiasmado e grato: "É com enorme orgulho que inauguramos a nova temporada com a Taça Joaquim Oliveira, uma homenagem justa a um homem cuja visão transformou a comunicação e a paixão pelo desporto em Portugal. O Timestamp Golf Tour cresce em qualidade e impacto, e este arranque promete competição, emoção e reconhecimento. Agradeço à família Oliveira, à Quinta do Peru, à PGA Portugal, à Timestamp e a todos os parceiros e atletas que tornam tudo possível".

Rui Morris, o presidente da PGA Portugal, apoiou a homenagem ao empresário português e ainda garantiu a sua continuidade: "Avançamos com grande expectativa para o segundo ano do Timestamp Golf Tour, com uma responsabilidade acrescida por o torneio de abertura ser uma prova carregada de simbolismo e significado. É com sentido de privilégio e de gratidão que temos a oportunidade de homenagear Joaquim Oliveira, uma personalidade com relevância histórica no desporto nacional e com um papel marcante na promoção do golfe profissional e do golfe em Portugal. Acreditamos que, a partir deste ano, esta taça ocupará um lugar duradouro no calendário da PGA Portugal".

O calendário do Timestamp Golf Tour de 2026 compreende seis torneios: o Campeonato Nacional de Profissionais, de 11 a 14 de junho, no PGA Aroeira (Almada); de 30 de abril a 2 de maio, o Capdeville Consulting Pro-Am, no Guardian Bom Sucesso Golf (Óbidos); de 23 a 25 de julho, o Solverde Players Championship, no Oporto Golf Club (Espinho); de 8 a 10 de outubro, o 43.º Open Pro-Am do Clube de Golfe da Ilha Terceira (Açores); e de 22 a 24 de outubro, o Lisbon Masters no Lisbon Sports Club (Sintra).

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Golfe

Notícias
Notícias Mais Vistas