Amanhã joga-se a última volta em Palmela já só com metade dos participantes e o torneio masculino está muito renhido
João Teixeira e Costa (do PGA Aroeira) e Inês Belchior (Terras da Comporta) são os líderes para quarta e última volta do Campeonato Nacional Amador KIA, que conclui-se amanhã (sexta-feira) no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.
João Teixeira e Costa, que há três semestres transferiu-se para a equipa da Georgia Southwestern State University, nos Estados Unidos, procura um primeiro título de campeão nacional amador, enquanto Inês Belchior persegue um terceiro troféu, depois dos alcançados em 2022 e 2024.
Belchior totaliza agora 218 pancadas, 2 acima do Par, após voltas de 73, 69 e 76, estando Francisca Rocha (Oporto Golf Club) a uma distância de 4 pancadas. Costa agrega 207, 9 abaixo do Par, com rondas de 70, 67 e 70. Luís António Silva (Oporto), o campeão nacional de sub-18 deste ano, está a apenas 1 pancada atrás.
Na prova feminina, a campeã em título Inês Belchior manteve o comando, mas viu a vantagem sobre a concorrência direta reduzida de 6 para 4 pancadas.
Hoje (quinta-feira), a atleta do Terras da Comporta fez o seu pior resultado da semana, de 76 (+4). Antes, tinha feito 73 e 69. Já não há nenhuma jogadora abaixo do Par aos 54 buracos.
Francisca Rocha (Oporto), por seu lado, assinalou 74 (+2), conservando a vice-liderança, mas agora isolada. Ontem partilhava esse 2.º posto com Constança Mendonça. Francisca Rocha totaliza 222 (+6), tendo jogado 77 e 71 nos dois primeiros dias. Já Constança Mendonça (PGA Aroeira) concluiu com 75 e desceu para a 3.ª posição com 223 (74+74+75), +7.
Os melhores resultados do dia pertenceram a Amélia Gabin (Associação Desportiva e Cultural da Quinta do Lago) e a Luciana Reis (Clube de Golfe dos Arquitectos), com 73 (+1). Gabin é a 4.ª classificada com 224 (+8) e Reis a 5.ª com 230 (+14).
O cut ficou em 248 (+32) e apurou 13 jogadoras para a última volta. De fora, empatada em 16.ª, com 253 (+37), ficou Sabrina Crisóstomo. A jogadora do Clube de Golfe de Vilamoura tem apenas 11 anos, completados já este ano. Poderá ter sido a mais jovem participante de sempre na história deste torneio feminino.
Permitam-me uma nota pessoal, mas recordo-me de Leonor Medeiros jogar o Nacional Amador no ano em que fez 13 anos e de Leonor Bessa fazê-lo na época em que completou 14 anos, mas não tenho memória de uma jogadora de 11 anos neste importante torneio da FPG. Contudo, não é possível assegurar que tenha sido um recorde de precocidade da vice-campeã nacional de sub-12.
No que se refere ao torneio masculino, João Teixeira e Costa e o seu companheiro de clube, João Pereira, estavam empatados no comando após a segunda volta.
Hoje, Teixeira e Costa fez 70 pancadas (-2), ficando sozinho na frente. Teve um começo muito forte, com 3 birdies nos primeiros cinco buracos. Depois ficou com -4 graças ao quarto birdie do dia, no 10, mas este foi o seu último birdie, pois jogou os últimos oito buracos com +2, consequência de bogeys nos 14 e 16.
Luís António Silva (Oporto) continuou a subir na tabela. Hoje, pelo segundo dia seguido, fez o resultado mais baixo, com 69 (-3), passando para 2.º classificado. A 1 ‘shot’ do líder. Fez 5 birdies e 2 bogeys. Ontem tinha feito 66 (-6) para descolar dos 15.ºs rumo ao 3.º lugar.
João Miguel Pereira marcou 74 (+2) e caiu para 3.º com 211 (-5). Afonso Rui Oliveira é o terceiro atleta do PGA Aroeira no top-5. Hoje manteve o 4.º lugar ao averbar 72 (Par), somando 213 (-3). João Iglésias (Oporto), que hoje também fez 72 (Par), é o 5.º com 214 (-2). E Ricardo Serpa (Vilamoura), hoje com 70 (-2), encerra o sexteto de jogadores com agregados abaixo do Par 72, com 215 (-1).
O campeão em título, Miguel Cardoso (Oporto), está no grupo dos 9.º’s classificados com um score de 220 (+4).
No final destes primeiros 54 buracos foi feito um cut, passando aos últimos 18 buracos metade dos jogadores e eventuais empatados. O cut fixou-se em 234 (+18), apurando-se 34 jogadores para a jornada decisiva.
As saídas amanhã serão todas do buraco 1, entre as 8h00 e as 9h39 para o torneio masculino e entre as 9h50 e as 10h26 para o feminino.
O nome oficial da prova é Campeonato Nacional Absoluto KIA, mas, na realidade, este ano não haverá a atribuição do título de campeão nacional absoluto da forma como o conhecemos entre 2022 e 2024.
Este ano, a FPG optou por separar o Campeonato Nacional Amador (esta semana) do Campeonato Nacional de Profissionais (para a semana, em Troia, no concelho de Grândola).
Inês Belchior, no ano passado, sagrou-se campeã nacional absoluta e campeã nacional amadora. Este ano só irá revalidar o título amador.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo