A jogadora da Aroeira e o atleta da Vanguard Properties dispõem de uma vantagem de 8 pancadas sobre os seus mais diretos perseguidores
Inês Belchior e Pedro Figueiredo estão muito perto da vitória no 91.º Campeonato Nacional Absoluto KIA, que a Federação Portuguesa de Golfe está a organizar no Quinta do Peru Golf & Country Club, no concelho de Sesimbra.
Os dois jogadores, que em tempos chegaram a representar este clube de Azeitão, sentem-se perfeitamente à vontade no campo que recebe o torneio pelo segundo ano seguido e cavaram vantagens de 8 pancadas que dificilmente serão anuladas na última volta de amanhã. Só se houver um autêntico descalabro.
A campeã nacional absoluta de 2022 totaliza agora 6 pancadas acima do Par e vê a 2.ª classificada, Ana da Costa Rodrigues, a 8 ‘shots’ de distância. Já o campeão nacional de profissionais de 2013 soma 15 abaixo do Par e dispõe de um avanço igual, de 8 ‘shots’, sobre Pedro Almeida.
Se as lutas pelos títulos absolutos têm sido de sentido único, com Inês Belchior e Pedro Figueiredo a comandarem desde o primeiro dia, pelo contrário, na corrida para o título de campeão nacional amador, verificou-se hoje um terceiro líder distinto, pelo terceiro dia seguido.
Depois de Afonso Rui Oliveira (do Clube de Campo da Aroeira) aos 18 buracos e de Miguel Azevedo Cardoso (do Oporto Golf Club) aos 36 buracos, agora, aos 54 buracos, foi a vez de João Teixeira e Costa (Aroeira) passar a ocupar o estatuto de melhor amador.
O jogador da Asbury University, no Kentucky, onde estuda ‘Business Administration’ (Gestão), partilha o 3.º lugar na classificação geral (-4) com os profissionais Ricardo Santos e Tomás Silva.
Ricardo Santos defende o título conquistado há um ano, enquanto Tomás Silva foi 2.º classificado em 2023, sendo um antigo bicampeão nacional de profissionais (2018 e 2019).
Merece destaque a corrida de trás para a frente de Ricardo Santos, jogador do DP World Tour (1.ª divisão europeia), que começou no 16.º lugar, passou para 7.º e hoje para 3.º. Mas deve também salientar-se a consistência de Pedro Almeida, que tem sido capaz de aguentar-se diariamente no 2.º posto, agora sem ter de partilhá-lo com mais nenhum jogador.
Mas se Inês Belchior e Pedro Figueiredo são os grandes favoritos para o último dia de amanhã, João Teixeira e Costa está muito longe de poder dizer o mesmo no desejo de vencer pela primeira vez o título nacional amador. Com efeito, a apenas 1 pancada de distância, tem à perna Miguel Azevedo Cardoso, João Miguel Pereira (Aroeira) e Pedro Correia Mendes (Oporto), todos no 6.º lugar (-3). Com 18 buracos pela frente, tudo pode ainda acontecer.
Contudo, as 68 pancadas (-4) de hoje de João Teixeira e Costa foram o melhor resultado de todos os 93 participantes – melhor do que qualquer profissional – e isso deverá dar-lhe alento, embora João Miguel Pereira também tenha mostrado ontem ser capaz de atingir esse registo.
O melhor resultado feminino, não só do dia, mas de todo o torneio, pertenceu a Inês Belchior. No total, entre 15 participantes, ao longo de três dias, entregaram-se 44 cartões (Carolina Gaspar já não jogou hoje) e, pela primeira vez, houve um resultado abaixo do Par. Inês Belchior, a campeã nacional de sub-16, fez 71 pancadas (-1) e elevou a sua vantagem sobre a campeã nacional de sub-18, Ana da Costa Rodrigues, de 4 para 8 pancadas.
O caso de Pedro Figueiredo foi diferente, pois já ontem dispunha do avança de 8 ‘shots’ que se manteve hoje.
Entretanto, Francisca Rocha isolou-se hoje no 3.º lugar (-19).
Os principais resultados após três voltas são os seguintes:
Torneio feminino
1.ª Inês Belchior, 222 (72+79+71), +6
2.ª Ana da Costa Rodrigues, 230 (79+76+75), +14
3.ª Francisca Rocha, 235 (78+78+79), +19
Torneio masculino
1.º Pedro Figueiredo, 201 (64+67+70), -15
2.º Pedro Almeida, 209 (68+71+70), -7
3.º Ricardo Santos, 212 (73+68+71), -4
3.º Tomás Silva, 212 (70+72+70), -4
3.º João Teixeira e Costa, 212 (72+72+68), -4 (amador)
A última volta arranca amanhã às 8h00.
Torneio foi encurtado devido ao mau tempo que condicionou a competição no sábado
Subiu à condição para o grupo dos 23.ºs classificados
Repetiu o triunfo de 2023 em Roma com nova vitória, agora em Nova Iorque
A competição é liderada pelo inglês Marcus Armitage
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita