Melinho segura European Tour

N.º 1 português vai manter-se na primeira divisão do circuito europeu em 2017

• Foto: Reuters

Ricardo Melo Gouveia garantiu a permanência no European Tour em 2017. A notícia não é oficial e só em novembro sairá a lista definitiva dos jogadores que se mantêm na primeira divisão do circuito profissional europeu, mas as contas de Record e do próprio jogador indicam que seria preciso uma situação inédita para que tal não viesse a suceder.

É impressionante que em apenas nove meses e meio – a época começou em finais do ano passado – o português de 25 anos tenha conseguido assegurar o ‘cartão’ para 2017, tendo em conta que foi esta temporada que se estreou como membro do European Tour.

Depois de ter sido o nº 1 do ranking do Challenge Tour de 2015, a segunda divisão europeia, tudo indicava que tinha qualidade para atuar ao mais alto nível, mas a transição para o escalão principal nunca é fácil. O 8º lugar na Dinamarca, no domingo passado, rendeu a Ricardo Melo Gouveia um prémio de 42.660 euros que, convertidos em pontos, o elevaram do 88º ao 79º posto da Corrida para o Dubai.

O total de pontos do representante do Team Portugal nesse ranking do European Tour é agora de 272 mil. Um dos critérios para um jogador se manter na primeira divisão europeia é terminar a época no top 110 da Corrida para o Dubai. Ora o 110º classificado no final das últimas seis épocas ficou sempre com menos de 272 mil pontos: Ben Evans em 2015 com 250.211, Anthony Wall em 2014 com 235.231, Peter Lawrie em 2013 com 233.630, Peter Whiteford em 2012 com 203.365, Brett Rumford em 2011 com 271.782 e Thomas Levet em 2010 com 217.256.

E Ricardo Melo Gouveia tem ainda muitos torneios pela frente até ao final da temporada para somar mais pontos, pelo que é seguro garantir que para o ano Portugal voltará a ter, pelo menos, um representante no European Tour pelo sexto ano consecutivo.

O próprio português residente em Londres já encara esse facto como um dado praticamente adquirido, como revelou ao nosso jornal: "Esse era o meu primeiro objetivo da época [a permanência] e, em princípio já está garantido para o próximo ano. Mas não quero pensar muito nisso. Vou simplesmente aproveitar o facto de estar a jogar melhor para tentar tirar o maior proveito disso nos próximos torneios."

Depois de nas duas últimas épocas ter fixado vários recordes nacionais, Ricardo Melo Gouveia pode agora apontar baterias para mais um feito histórico: tornar-se no primeiro português a apurar-se para o DP World Tour Championship, o milionário torneio que reúne em novembro, no Dubai, o top 60 do continente europeu.

Por Hugo Ribeiro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Golfe

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0