Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Primeiro torneio do Senior Golf Tour Europe jogou-se em Tavira e Castro Marim; o inglês Matt Cort venceu pela segunda vez
Seguir Autor:
Nelson Cavalheiro arrancou mais um top-10 no Senior Golf Tour Europe, assegurando o 10.º lugar no Algarvian Invitational Championship, de 28.600 euros em prémios monetários.
O Senior Golf Tour Europe é um circuito de profissionais para maiores de 48 anos, embora também integre jogadores amadores e alguns torneios até são exclusivamente dedicados a amadores. O torneio algarvio inaugurou a temporada de 2026.
É já a 14.ª edição do Algarvian Invitational, mas este ano teve a novidade de transferir-se dos campos de Pinheiros Altos e Laranjal, na Quinta do Lago, em Loulé, para os percursos da Quinta de Cima, em Tavira, e da Quinta do Vale, em Castro Marim.
“Na última das três voltas, os profissionais jogam na Quinta de Cima, enquanto os amadores jogam na Quinta do Vale. Nos dois primeiros dias os amadores e profissionais jogaram juntos”, explicou Nelson Cavalheiro, que, na classificação de profissionais, empatou no 10.º lugar com três jogadores ingleses.
O ex-presidente da PGA Portugal totalizou 217 pancadas, 1 acima do Par, após voltas de 71, 74 e 72, recebendo um prémio de 730 euros.
Houve outro português em prova, Elídio Costa, que terminou no 33.º lugar com 236 (73+83+80), +20.
Competiram 46 jogadores de 12 países e venceu o inglês Matt Cort, que necessitou de quatro buracos de play-off para bater o irlandês David Park.
Terminaram empatados ao cabo das três voltas regulamentares, com 206 pancadas, 10 abaixo do Par, Matt Cort com voltas de 69, 69 e 68 e David Park com rondas de 67, 69 e 70. O inglês embolsou 7 mil euros e o irlandês 4 mil.
Curiosamente, em 2023, quando a prova jogava-se ainda nos Pinheiros Altos e no Laranjal, Nelson Cavalheiro também ficou no top-10, com um 8.º lugar, e o vencedor da prova foi igualmente Matt Cort, então com 6 abaixo do Par.
Nelson Cavalheiro tem-se cotado como um dos melhores deste circuito e só terminou no 25.º lugar da Ordem de Mérito (ranking) de 2025 – mesmo assim, entre 85 jogadores – porque disputou apenas três torneios e só lhe foram contabilizados no ranking duas dessas três provas.
Mas quando participa, os seus resultados são bastante positivos. Em 2025, o treinador e diretor-técnico do Amendoeira Golf Resort, em Silves, foi 36.º neste Algarvian Invitational, 6.º no STGE Senior Masters em Isla Canela e 3.º no Andalucian Senior Open, a norte de Gibraltar.
Resultados ainda mais impressionantes tendo em conta a concorrência. “Este circuito tem ex-jogadores do European Tour (atual DP World Tour)”, explicou Nelson Cavalheiro.
Realmente, basta olhar para o topo da classificação para depararmos com jogadores como o galês Phillip Price (4.º classificado), que ganhou a Ryder Cup em 2002 e venceu por duas vezes o Open de Portugal; o escocês Andrew Oldcorn (6.º), campeão de três títulos no European Tour, entre os quais o prestigiado Volvo PGA Championship; e o inglês Van Phillips (8.º), também ele um antigo campeão do Open de Portugal, nos tempos em que esse torneio integrava o European Tour.
“É um circuito excelente”, reforçou Nelson Cavalheiro. O campeão nacional de seniores de 2020 sublinhou que, para a sua carreira de treinador, é fundamental continuar a competir: “Faz parte da minha profissão. Até porque, se nós estamos a ensinar algo, temos de saber como é que a pessoa se sente. Para poder ensinar alguém a competir, tenho de competir. E na competição, aprendo também um bocado. Às vezes, até dou por mim mais preocupado a olhar o que eles (os outros jogadores) fazem. Quero ver e perceber como é que eles jogam. É o olhar de treinador. E se, um dia, essa situação acontece com um cliente meu, posso dizer-lhe: olha, se calhar, jogamos desta maneira”.
1.º Torneio Mid-Amateur & Sénior do calendário de 2026 decorreu em Silves e contou com 88 participantes
Primeiro torneio do Senior Golf Tour Europe jogou-se em Tavira e Castro Marim; o inglês Matt Cort venceu pela segunda vez
O Vilamoura Pinhal Open distribuiu 10 mil euros em prémios monetários e contou com 70 jogadores de 18 países
Em Miami, num dos mais conceituados torneios de sub-18, o jogador do Oporto foi 30.º e a atleta do Santo da Serra terminou em 36.ª
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Jogador formado no Portimonense assinou pelo Fort Wayne FC por duas temporadas
Lateral português deverá ser anunciado na terça-feira