Torneio europeu de seniores femininos decorreu na Holanda e em 2025 será disputado em Óbidos
Portugal terminou na 10.ª posição, entre 17 nações, o Troféu Marisa Sgaravatti, que a ESGLA (Associação Europeia de Golfe de Seniores Femininos) organizou no Golfbaan Rijk van Nunspeet, na Holanda. Como é habitual, esta 33.ª edição reuniu as melhores seniores europeias.
A equipa representativa da APSGS (Associação Portuguesa de Seniores de Golfe – Senhoras) foi constituída pela capitã e jogadora Paula Saúde (Troia), Arminda von Kaenel (Vilamoura), Margarida Sampaio (Vila Sol), Madalena Costa Macedo (Belas) e Ana Basílio (ACP).
O Golfbaan Rijk van Nunspeet, a leste de Amesterdão, recebeu as seniores (com 50 anos ou mais) da nação anfitriã, de Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Suécia e Suíça.
Nos dois primeiros dias as participantes competiram individualmente, em ‘stroke play’, sendo contabilizados diariamente os quatro melhores resultados, por forma a definir os ‘flights’ (grupos) da fase de ‘match play’ (eliminação direta).
A equipa portuguesa somou 707 pancadas (351+356), +131, empatando na 10.ª posição com a Holanda, e foi integrada no ‘Flight’ C, que incluiu igualmente a formação de Espanha.
Estas três equipas enfrentaram-se ontem e hoje em ‘match play’, para definição dos lugares na classificação geral. No final do dia de ontem as três seleções estavam empatadas, com 5 pontos cada. Hoje foram as espanholas as mais fortes, concluindo esta fase com um total de 12 pontos, garantindo o 9.º lugar. Portugal, com 9,5 pontos, ficou na 10.ª posição, enquanto as neerlandesas, com 8,5, terminaram no 11.º posto.
Após a conclusão da prova, a capitã Paula Saúde disse ao Gabinete de Imprensa da FPG que "esta foi uma semana com um ambiente muito bom e um golfe muito desafiante, dado que o campo tem ‘fairways’ bastante estreitos, ‘greens’ com muitas ondulações e as posições de bandeira estavam difíceis".
Entretanto, enquanto Presidente da Direção da APSGS, um novo desafio está já no horizonte: "Em 2025, esta competição será realizada em Portugal, entre 1 e 4 de Julho. O Troféu vai ser disputado na Praia d’el Rey (Óbidos) e o Masters no West Cliffs (Óbidos)". Portugal irá tentar apresentar igualmente uma equipa de Masters (jogadores com pelo menos 65 anos).
No ‘Flight’ A, que definiu as campeãs deste ano e juntou as quatro melhores equipas da primeira fase, no dia de ontem a Bélgica derrotou a Noruega, por 3-2; e a Chéquia venceu a Suécia pelo mesmo resultado.
Na Final de hoje houve muito equilíbrio, com a Bélgica e a Chéquia a vencerem dois ‘matches’ cada. A Chéquia impôs-se depois logo no primeiro buraco de ‘play-off’. A Suécia foi 3.ª classificada, ao derrotar a Noruega por 3-2.
Paralelamente, teve lugar o X European Ladies’ Masters Team Championship, para jogadores com pelo menos 65 anos de idade, com a presença de 11 países. A competição disputou-se numa volta, em ‘stroke play’ individual, seguida de dois duelos de ‘match play’.
As quatro equipas que lutaram pelo título tiveram os ‘matches’ das meias-finais, nas quais a Holanda se impôs à Bélgica, por 3-1 e a Alemanha bateu pelo mesmo resultado a Suíça (campeã em 2023).
Hoje, na final, a Holanda e Alemanha empataram por 2-2, mas a formação da casa venceu por o critério de desempate ser-lhe favorável. A terceira posição foi para a Bélgica, que derrotou a Suíça por 3-1.
Golfista português conclui prova no 104.º lugar
França arrasou na primeira edição do Portuguese International U14 Championship, na Quinta do Vale
Aos 17 anos, terminou em beleza uma época em que foi campeão nacional de clubes de sub-18 e foi à Seleção Nacional da categoria
Golfista português chegou a liderar a prova com dinamarquês Rasmus Neergaard-Petersen no fim da segunda ronda
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'