Golfista portugus reparte o comando da prova com o espanhol David Puig e o australiano Anthony Quayle
O golfista português Ricardo Melo Gouveia ascendeu este sábado, ao final da terceira volta, à liderança do Australian PGA Championship, primeiro torneio da temporada de 2026 do DP World Tour, a decorrer no Royal Queensland Golf Club, em Brisbane.
Melo Gouveia, o melhor português no ranking mundial, ao figurar na 459.ª posição, registou um agregado de 200 pancadas, 13 abaixo do par, e subiu do quinto ao primeiro lugar do leaderboard, repartindo o comando da prova com o espanhol David Puig e o australiano Anthony Quayle.
Depois das 69 e 65 pancadas nas duas primeiras rondas, respetivamente, Ricardo Melo Gouveia, de 34 anos, concluiu a terceira volta com 66 shots, graças a sete birdies (uma abaixo do par), nos buracos 2, 4, 9, 10, 12, 13 e 15, e dois 'bogeys' (uma acima), nos buracos 14 e 16.
"Fui muito consistente a partir do tee e continuei a acertar nos greens, o que é realmente importante neste campo, e ainda meti alguns putts, o que foi ótimo", comentou o representante nacional, em declarações ao DP World Tour.
A jogar a oitava temporada como membro efetivo do principal circuito europeu de profissionais, é a primeira vez que o golfista português comanda uma prova do DP World Tour ao final de 54 buracos, partindo para a derradeira corrida ao título em igualdade de circunstâncias com Puig e Quayle e a vantagem mínima sobre dois jogadores da casa, o antigo campeão Min Woo Lee e o anterior líder Kazuma Kobori.
"Vai ser uma oportunidade muito boa amanhã [domingo]. Nunca estive na liderança de um sábado para domingo, por isso vai ser uma experiência nova. Estou contente e ansioso pelo dia", confessou Melo Gouveia.
Em ascensão está igualmente Daniel Rodrigues, a estrear-se no DP World Tour, após totalizar 205 pancadas (72+65+68), oito abaixo do par, ao fim de 54 buracos jogados no traçado de par 71.
O jovem profissional, de 23 anos, registou hoje quatro birdies (nos buracos 9, 10, 15 e 17), face a apenas um bogey (no 14), e subiu ao 18.º lugar, empatado com mais sete jogadores, todos à distância mínima do 'top 15'.
Golfista portugus reparte o comando da prova com o espanhol David Puig e o australiano Anthony Quayle
No campo n.º2 da Aroeira do PGA National, todos os seis portugueses passaram o cut
Portugal inaugura o calendário de eventos a contarem para a nova hierarquia
Golfista português está a apenas duas pancadas do líder australiano Kazuma Kobori
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo