Dos 10 portugueses em prova, 4 ficaram abaixo do Par no top-35 e 6 estão no cut provisório
Dois portugueses, um deles amador, figuram no top-15 do Rolear Algarve Classic, após a primeira volta hoje (terça-feira) disputada entre 86 jogadores, no O’Connor Jr. Course, um dos dois campos do Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves.
Pedro Lencart, duas vezes campeão nacional de profissionais, e José Miguel Franco de Sousa, jogador amador (mas de alto rendimento) do Club de Golf do Estoril, partilham a 12.ª posição com outros seis jogadores, todos com 69 pancadas, 3 abaixo do Par.
A primeira edição deste torneio de 100 mil dólares em prémios monetários (cerca de 86 mil euros), disputa-se até quinta-feira e amanhã (quarta-feira) haverá um cut. Dos dez jogadores portugueses, seis estão para já dentro dessa fronteira, com destaque para Tomás Melo Gouveia (-2) em 20.º empatado e Tomás Bessa (-1) em 28.º empatado, que também conseguiram integrar o grupo de 35 jogadores que bateu o Par do campo.
Ainda dentro do cut provisório encontram-se Vasco Alves em 47.º empatado (+1) e Pedro Figueiredo em 56.º empatado (+2), este último 2.º classificado na semana passada, no PGA National Aroeira.
Fora do limite, mas ainda com 18 buracos para poderem recuperar, encontram-se Ricardo Santos, Ricardo Garcia e Hugo Camelo empatados em 70.º (+5) e Nelson Cavalheiro em 81.º (+7), mas, atenção, este último já integra os seniores e compete em circuitos internacionais neste escalão etário.
O Rolear Algarve Classic é liderado por três jogadores com o excelente resultado de 65 pancadas, 7 abaixo do Par: o inglês Chris Wood, o escocês Aidan O’Hagan e o italiano Aron Zemmer. São perseguidos, a 2 pancadas de distância, pelo escocês Will Porter e pelo irlandês Max Kennedy com 67 (-5).
As 67 pancadas, 7 abaixo do Par, são um recorde do campo desenhado pelo falecido Christy O’Connor Jr., um irlandês que venceu por duas vezes o Senior British Open. "Não tenho registo de outro resultado melhor num torneio oficial dos tees Dourados", confirmou Tiago Francisco, o diretor dos campos do Amendoeira Golf Resort.
Os três líderes apresentam histórias completamente distintas. Chris Wood é um antigo membro da seleção europeia da Ryder Cup e vencedor de três títulos no European Tour, entre os quais o prestigiado BMW PGA Championship, para além de ter sido 3.º classificado num torneio do Grand Slam, o The Open Championship (British Open). Hoje, Wood fez 4 birdies nos 5 primeiros buracos e depois soube gerir o resultado. Vieram mais 2 birdies e não sofreu qualquer bogey.
Aron Zemmer, aos 35 anos, tem participado em múltiplos circuitos profissionais. Neste Mena Golf Tour venceu um torneio em 2022 e tem colecionado top-10’s no Challenge Tour. Hoje Zemmer teve uma volta isenta de qualquer bogey e chegou a somar 4 birdies seguidos, do buraco 10 aos 13.
Aidan O’Hagan tornou-se profissional há pouco tempo, depois de passar pelo circuito universitário norte-americano ao serviço da Universidade de Washington. Tem apenas 21 anos e anda ainda à procura do seu primeiro título como profissional, embora já com alguns top-10’s no Clutch Pro Tour (Inglaterra) e no Tartan Pro Tour (Escócia).
Hoje O’Hagan cometeu a proeza de um ‘hole-in-one’, no buraco 6, com um ferro 8, para uma distância de 165,5 metros. Voltou a brilhar com 1 eagle no 16 (Par-5). Numa volta com mais altos do que baixos, carimbou ainda mais 5 birdies, sofrendo apenas 2 bogeys.
O Rolear Algarve Classic apresenta a peculiaridade de todos os jogadores competirem de buggy, a única maneira de conseguir-se acelerar o ritmo de jogo, de modo a ser possível ter tantos jogadores em campo numa altura do ano com menos horas de luminosidade natural. Amanhã (quarta-feira) joga-se a segunda e penúltima volta.
ANEXOS: Texto (em português e inglês), fotografias, resultados da 1.ª volta
Textos: Hugo Ribeiro (em português) e Rick Bevan (em inglês)
ASSINATURA DAS FOTOGRAFIAS: Nuno Machado / UPP
FOTOGRAFIAS: Dos 3 jogadores que partilham a liderança e dos dois portugueses que dividem o estatuto de melhor português.
CONTACTOS: Hugo Ribeiro (93 422 08 53 / presspgaportugal@sapo.pt)
ENTREVISTAS: Declarações dos jogadores e dirigentes na conta de Facebook: https://www.facebook.com/amendoeiraworldkidsgolf/
SITE OFICIAL: https://www.menagolftour.com/tournament/explore/rolear-algarve-classic#
#RolearAlgarveClassic – #MenaTour – @AmendoeiraGolf
Dos 10 portugueses em prova, 4 ficaram abaixo do Par no top-35 e 6 estão no cut provisório
São 100 mil dólares em prémios monetários em jogo. Só o Open de Portugal ofereceu mais em 2025
Espanhol David Puig conquista troféu
Golfista portugus reparte o comando da prova com o espanhol David Puig e o australiano Anthony Quayle
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen