As seleções portuguesas feminina e masculina de sub-17 de hóquei em patins garantiram um lugar nas finais dos Campeonatos da Europa, que decorre em Girona, em Espanha, ambas com vitórias sobre as congéneres francesas.
As jovens portuguesas foram as primeiras a entrar em ação, batendo a França, por 2-1, graças aos golos apontados por Matilde Machado, aos 41 minutos, e Rute Santos, aos 43, que permitiram a reviravolta na reta final do desafio, depois de Solène Cayol ter adiantado as francesas, de penálti, quase a fechar a primeira parte, aos 17.
A seleção portuguesa, campeã em título, vai defrontar a Espanha, na final, que vai ser disputada no sábado, a partir das 19:00 locais (18:00 em Lisboa), entre os dois primeiros classificados do grupo único.
A Espanha, que ainda hoje defronta a Alemanha, bateu a equipa lusa, que assegurou a presença na final com o segundo lugar, ao somar 12 pontos, à de Itália (nove), França (quatro), Alemanha (quatro, com menos um jogo) e Inglaterra (zero), finalista em 2023.
Também a equipa masculina superou a França, por 3-0, com dois golos de Martim Nunes e um de Samuel Araújo, todos apontados na segunda metade (26, 31 e 32 minutos) do desafio disputado no Pavilhão Municipal de Desportos Josep Jou, em Olot, Girona.
Nesta competição, Portugal, que procura o 15.º título, que lhe escapa desde 2017, vai defrontar, igualmente no sábado, o vencedor do embate entre Espanha e Itália, que somam 22 e seis troféus, respetivamente.
Na quinta-feira, no encontro dos quartos de final da fase final, Portugal goleou a Áustria por 9-0.
Por LusaSporting mostrou o troféu conquistado na Argentina aos seus adeptos
Equipa de hóquei em patins sem descanso antes da Supertaça de sábado
Três jovens argentinas acusam antigo jogador do Benfica de alegado exibicionismo
Hoquista cumpre a oitava época nos leões e celebrou título na sua cidade natal na Argentina
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Equipa sub-20 está a disputar o Campeonato do Mundo