Numa eliminatória em que o fator casa tem imperado, o Sporting parte hoje (15h) como favorito no 5.º e decisivo jogo das meias-finais do playoff frente ao FC Porto. Após anularem por duas vezes dois golos de desvantagem no jogo 4, no Dragão Arena, os dragões seguem vivos após sorrirem no desempate por penáltis e ainda sonham com a revalidação do título.
Será, no entanto, uma montanha alta para escalar para o FC Porto se quiser chegar à final do Campeonato Placard onde já está o OC Barcelos. Desde que o Pavilhão João Rocha foi inaugurado – a casa das modalidades do Sporting celebra no próximo dia 21 de junho oito anos -, só por uma vez o dragão conseguiu ali vencer em 16 jogos (doze derrotas, três empates e uma vitória).
O vencedor, seja ele qual for, tem a aliciante de ter fator casa na final do playoff, já que Sporting (2.º) e FC Porto (3.º) ficaram à frente do OC Barcelos (4º) na fase regular. Os minhotos estão pela primeira vez na sua história na final do campeonato.
“Se não ganharmos este jogo, não há mais. A equipa está concentrada, está com muita vontade”, disse Toni Pérez à Sporting TV. Em caso de derrota, será o último jogo do avançado espanhol que regressa ao Liceo na próxima temporada e que esta temporada já festejou a Taça de Portugal. “Acho que nos jogos cá temos sido um pouco mais superiores e nos jogos lá, sobretudo no último, faltou-nos concretizar em momentos importantes para que eles não viessem para cima, como acabou por acontecer”, finalizou.
Dragão arrisca época sem troféus
Em caso de derrota, tal significa que o FC Porto acaba a temporada sem qualquer título conquistado. Depois de perder a Supertaça e a final da Liga dos Campeões para o OC Barcelos, a equipa de Ricardo Ares pode ficar de mãos a abanar, algo que neste século só aconteceu nas épocas 2014/15 e 2020/21.
"Muitos deitariam a toalha ao chão depois de tudo o que aconteceu, mesmo assim nós acreditámos até ao fim e demonstrámos o nosso caráter", disse Carlo Di Benedetto ao Porto Canal. "Temos de ter a mesma vontade de ganhar em Lisboa."
Por Rafael GodinhoGoleador do Benfica ficou de fora dos convocados para o Europeu de Paredes
Nuno Lopes disse não reconhecer mérito na vitória de Portugal na final do Europeu
Selecionador Nacional em entrevista a Record
Presidente da FPP satisfeito com as conquistas dos Europeus de sub-17, sub-19 e séniores masculinos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo