Sporting derrota FC Porto e sagra-se campeão nacional de hóquei em patins

Leões venceram no quarto jogo da final por 6-5

• Foto: Victor Sousa/Movephoto

O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins após vencer o FC Porto, por 6-5, no jogo 4 da final do playoff do campeonato nacional. Num encontro repleto de reviravoltas no marcador e onde a distância entre as duas equipas não passou de um golo, os dragões até saíram a vencer para o intervalo (4-3). 

Numa partida de emoções fortes do inicio ao fim, Gonçalo Alves teve nas mãos uma oportunidade para empatar a partida e levar o jogo para prolongamento mas permitiu a defesa de Angelo Girão, que fez defesas de alto nível ao longo dos 50 minutos.

O FC porto começou por estar a vencer por 2-1, permitiu a reviravolta ao Sporting e ainda conseguiu sair para o descanso em vantagem (4-3). No segundo tempo, os dragões voltaram mais fortes e pressionantes mas não conseguiram dilatar a vantagem, tendo sido Ferran Font a decidir a partida na conversão de um penálti a quatro minutos do final da partida.

Ao Minuto

20.06.2021
Guillem Cabestany: «O desporto não é justo, não premeia o trabalho mas sim os resultados»

"Em primeiro, dar os parabéns ao Sporting por ser o campeão. Quanto ao jogo, uma vez mais não tenho nada a apontar à equipa, cometemos erros na transição defensiva, era algo que estávamos a controlar bem e, nos últimos jogos, deixámos de fazer. Eles aproveitaram e fizeram aí a diferença. Foi uma despedida inglória por esta época", começou por dizer Guillem Cabestany após o final da partida, aos meios do FC Porto. 

"Neste ciclo de seis anos, este grupo desta época foi a equipa que melhor trabalhou, cresceu imenso e todos e cada um dos jogadores puxaram sempre para o mesmo lado, foi uma equipa espetacular que tive o prazer de treinar e, por isso, olhando mais atrás nesta época, é muito injusto para eles, mas o desporto não é justo, não premeia o trabalho, mas sim os resultados e temos de aceitar isso. Esta derrota fecha um ciclo de seis anos em que tive o prazer de desfrutar de trabalhar num clube tão grande como o FC Porto e, amanhã, quando acordar, terei acabado esta etapa e vou voltar à realidade do hóquei, saindo de um clube enorme, que nos dá todas as facilidades para poder trabalhar da melhor maneira. Gostava que este ciclo acabasse com um título, este grupo merecia", finalizou. 

20.06.2021
Paulo Freitas: «Fizemos história para o clube e no hóquei com os dois títulos que conquistamos»

"Digo aos jogadores que o olhar tem de ser demonstrativo do que queremos. Se reparaste nisso é porque os jogadores cumpriram. Estão de parabéns. Foi uma época fantástica, sublime. Fizemos história para o clube e no hóquei com os dois títulos que conquistamos. Foram duas vitórias fora contra um adversário de enorme respeito e valia. Sou um homem feliz."

"Quero dedicar este título aos sportinguistas e a uma pessoas importante na minha vida: a minha mãe, a minha rainha. É importante para ele porque eu sei que ele sofre muito com o que se passa comigo e nos jogos. Imagino o que sofreu hoje. Digo-lhe para ficar tanquila. Isto também é para ela. Espero que esteja feliz, que eu também estou."

"Duas vitórias consecutivas aqui, acentuam o que é o carácter, comprimiso e qualidade do grupo. Os jogadores e todo o staff, que trabalha diariamente e afincadamente para que nada falte aos jogadores e consigamos conquistar títulos e sair daqui com esta felicidade enorme."

"A mentalidade que entramos aqui hoje mostra que queríamos resolver isto hoje. O que é facto é que a equipa entrou determinada e sem estar na zona de conforto, pela possibilidade de termos o quinto jogo. Era dia de sermos felizes e felzimente tudo correu pelo melhor."

A comparação com Nuno Dias, treinador de futsal

"São prémios individuais e isso não me preocupa. Preocupa-me o coletivo e conseguimos o que conseguimos: colocar o Sporting no mapa mundial do hóquei.  Recentemente saiu esse ranking e a nossa equipa está no 1.º lugar do ranking mundial e isos é uma satisfação enorme e sinal do bom trabalho que estamos a fazer. Sabemos que precisamos claramente de melhorar, mas acima de tudo estamos muito sstisfeitos."

"Quanto ao Nuno Dias posso dizer que falei com ele antes do jogo e estou certo de que está numa felicidade enorme, não tenho dúvidas, tal como eu fico quando ele conquista os seus objetivos. A única mensagem que tenho para ele é que ganhe vergonha e pague um bom jantar", atirou, entre risos. 

20.06.2021
Gonzalo Romero: «Não tenho palavras para descrever o momento»

"É uma satisfação enorme, não tenho palavras para descrever o momento. Foi uma semana muito dfícil. Eu tive um problema familiar, uma adversidade...", disse Gonzalo Romero, que se mostrou muito emocionado aquando destas declarações à 'SportingTV'.

20.06.2021
Ângelo Girão: «Na adversidade não viramos a cara à luta»

"Penso que não merecíamos o penálti a acabar e muitas coisas durante o jogo, mas fizemos uma grande jogo e uma grande época. Não somos os melhores do mundo agora por ganharmos, assim como não eramos os piores quando perdemos. Felizmente o nosso campeonato é o melhor do mundo neste momento, é extremamente competitivo e tem dos melhores executantes."

"Não vamos conseguir ganhar sempre, mas o que podem contar é na adversidade não virarmos a cara à luta. Isto é o desporto. Estou muito feliz por conseguirmos esta dobradinha [campeonato e Liga Europeia]. Infelizmente perdemos a Taça 1947 nos penaltis. Podem contar connosco para honrar a camisola, na vitória e derrota, não honramos só quando ganhamos. Contem connosco sempre."

"As famílias têm altos e baixos, também discutem, e nós somos dessas famílias. Antes da Liga Europeia o treino nem acabou, porque deu chatice, mas uma família que quer ganhar é assim: luta, trabalha, discute e nós queremos muito. Na vitoria e na derrota estamos sempre juntos."

"Nós tentamos bloquear o que é dito fora do balneário. Jogámos contra uma das melhores equipas do mundo, que tem um dos melhores treinadores do mundo. Obrigou-nos a ver muitas horas de hóquei e isso é bom para nós. A competitividade é assim. Vendeu-nos cara a derrota e nós com as nossas armas viemos cá para ganhar."

20.06.2021
Toni Pérez: «Ganhámos duas vezes seguidas aqui no Dragão. É histórico»

"Ganhar é sempre especial com este grupo, que está desde 1 de agosto junto. Estamos fartos de trabalhar e querer ganhar títulos. Não ganhávamos aqui [no Dragão] há quase 30 anos e ganhamos duas vezes seguidas aqui. É histórico para o hóquei. Tínhamos muita vontade de ganhar por tudo. É uma satisfação enorme. Merecemos", começou por dizer em declarações à 'SportingTv'.

"Há sempre vontade de vencer. Trabalhamos todos os dias para isso mesmo. Representamos o Sporting e só queremos ganhar e festejar. Agora vamos até Lisboa para festejar junto da família e dos nossos adeptos."

"O ano passado tivemos de parar em março [por causa da pandemia] e agora voltar, começar em agosto e ir até agora, é quase um ano. Este resultado tira tudo isso [cansaço]", finalizou.

20.06.2021
O momento em que o Sporting levantou a taça de campeão
20.06.2021
O momento da entrega do troféu

20.06.2021
Muita emoção dos jogadores do Sporting

20.06.2021
Pedro Gil levanta a taça de campeão nacional!

O Sporting recebe neste momento a troféu de campeão nacional. É o segundo título dos leões esta época, que já tinham vencido a Liga Europeia, também frente ao FC Porto. 

20.06.2021
Acaba o jogo! O Sporting é campeão nacional de hóquei em patins!

O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins após vencer o FC Porto pot 6-5 no jogo 4 da final do playoff do campeonato nacional. Num encontro repleto de reviravoltas no marcador e onde a distância entre as duas equipas não passou de um golo, os dragões até saíram a vencer para o intervalo (4-3), mas permitiram a reviravolta no segundo tempo.

20.06.2021
Penálti para o FC Porto!

A oito segundos do final está tudo nas mãos de Gonçalo Alves. O português permite a defesa de Girão e o Sporting sagra-se campeão.

20.06.2021
Instantes finais ao rubro

Falta um minuto para o final do encontro e o Sporting continua na frente do marcador (6-5). 

20.06.2021
Tudo por tudo do FC Porto!

23' - FC Porto aposta em cinco jogadores de campo. É o tudo por tudo dos azuis e brancos.

20.06.2021
Agora é Paulo Freitas a pedir desconto de tempo!

Faltam menos de dois minutos para o apito final do árbitro da partida e Paulo Freitas pede desconto de tempo para afinar a estratégia e segurar este resultado que, a confirmar-se, dará o título ao Sporting. 

20.06.2021
Girão volta a sobressair

22’ – Enorme defesa de Girão com os braços a evitar o golo do empate do FC Porto.

20.06.2021
Cabestany pede desconto de tempo!

A perder, Cabestany pede desconto de tempo. 

20.06.2021
Golo do Sporting (5-6)!

21' - Na conversão Ferran Font bate forte, a bola bate no poste e acaba por entrar na baliza. Nova reviravolta no encontro e o Sporting de novo na frente a menos de quatro minutos do final. 

20.06.2021
Penálti para o Sporting!

21' - Castigo máximo assinalado ao Sporting por toque de Rafa com o patim na bola, no entender do árbitro da partida.

20.06.2021
14.ª falta do Sporting

Falta de Platero sobre Rafa deixa o Sporting a apenas uma de conceder livre direto para o FC Porto.

20.06.2021

20' - Gonçalo Alves atira de longe do lado esquerdo do ataque para mais uma defesa de Girão. Tem estado a grande nível hoje o guardião internacional português. 

20.06.2021
13 faltas para cada lado a esta altura

O empate não se verifica apenas no marcador, também em faltas se verifica uma igualdade entre as duas equipas: 13 para cada lado, a duas de dar livre direto ao adversário. 

20.06.2021
Cabestany solicita o desconto de tempo

Pede desconto de tempo Cabestany quando faltam pouco mais de sete minutos para o final. 

20.06.2021

17' - Nova boa intervenção de Girão, que voltou logo ao jogo, a evitar o golo de Reinaldo Garcia. 

20.06.2021
Golo do Sporting (5-5)!

16' - Assistência de Font para Telmo Pinto encostar ao segundo poste e restabelecer o empate. 

20.06.2021
Golo do FC Porto (5-4)!

13' - Gonçalo Alves converte o penálti junto ao ângulo da baliza do Sporting e volta a colocar os drgaões na frente. 

20.06.2021
Penálti para o FC Porto!

13' - Falta na área do Sporting dá nova oportunidade a Gonçalo Alves. Paulo Freitas troca de guardião e agora é Zé Diogo quem assume a baliza do Sporting.

20.06.2021

A segunda parte está a ser tão atrativa quanto a primeira, a única diferença é que agora tem sobressaído mais os guardiões. 

20.06.2021
Paulo Freitas afina a estratégia

O treinador do Sporting pede desconto de tempo quando faltam menos de 14 minutos para o final do jogo.

20.06.2021

11' - Grande ocasião para o FC Porto! Primeiro foi Cocco a rematar em zona frontal para mais uma boa defesa de Girão e depois foi Mena a falhar a recarga. (4-4)

20.06.2021

9' - Mais uma grande defesa de Girão, após um rápido contra-ataque do FC Porto.

20.06.2021
Empate ao nível das faltas também

11-11 em faltas neste momento. 

20.06.2021
Romero desperdiça o livre direto!

6' - Na conversão do livre direto, Gonzalo Romero permite a defesa de Malián e mantém tudo empatado (4-4).

20.06.2021
Cartão azul mostrado também a Gonçalo Alves

Por protestos, após desentendimento com Ferran Font. 

20.06.2021
Cartão azul para Toni Pérez

O jogador do Sporting não obedece à ordem do árbitro para se perfilar junto à baliza do Sporting e vê o cartão. 

20.06.2021
Di Benedetto comete a 10.ª falta do FC Porto

É assinalada a 10.ª falta ao FC Porto. Avança para o livre direto Gonzalo Romero. 

20.06.2021
Golo do Sporting (4-4)!

4' - Jogada de entendimento do Sporting, que ganha superioridade numérica no ataque, a bola chega ao segundo poste onde aparece Toni Pérez a só ter de encostar para a baliza.

20.06.2021

Volta a entrar mais forte o FC Porto. 

20.06.2021

3' - Reinaldo Garcia e Matias Platero disputam um lance e acabam os dois caídos. O jogador do FC Porto é atingido na cara pelo cotovelo do atleta do Sporting. Considera ação involuntária o árbitro da partida. 

20.06.2021

2' - Reinaldo Garcia aparece em zona frontal à baliza, roda e atira para uma grande defesa de Girão a evitar o 5.º dos dragões. 

20.06.2021
Arranca a 2.ª parte!
20.06.2021
FC Porto sai em vantagem para o intervalo (4-3)

O FC Porto sai para o descanso a vencer por 4-3, depois de uma primeira parte frenética e com reviravoltas no marcador de parte a parte. Os dragões estiveram a vencer por 2-1, permitiram a reviravolta e, com dois golos no último minuto, voltaram para a frente do marcador... a três segundos do intervalo. O FC Porto tem sido mais agressivo e tem criado mais oportunidades de golo, perante um Sporting mais 'cínico' e a procurar atacar pela certa. A segunda parte promete e muito.

20.06.2021
Golo do FC Porto (4-3)!

25' - Na conversão do livre direto, Gonçalo Alves bate direto e faz a reviravolta no marcador em cima do intervalo. 

20.06.2021
10.ª falta do Sporting... a três segundos do intervalo

25' - Falta sobre Di Benedetto dá livre direto para o FC Porto. Assume Gonçalo Alves. Faltam três segundos para o intervalo.

20.06.2021
Golo do FC Porto (3-3)!

25' - A 19 segundos do intervalo, Rafa recebe um grande passe de Mena e não desperdiça na cara de Girão. 

20.06.2021
Empate em faltas: nove para cada lado

As duas equipas somam nove faltas na partida, se houver mais alguma nos segundos que faltam até ao descanso há livre direto. 

20.06.2021
Cabestany pede desconto de tempo!

Guillem Cabestany pede o segundo desconto de tempo no jogo a menos de dois minutos do final da primeira parte. 

20.06.2021

23' - Contra-ataque rápido do Sporting, a bola passa por toda a equipa até terminar em João Souto, que roda e atira à baliza. Malián defende com a máscara. 

20.06.2021

22' - Jogada rápida do FC Porto, que atira duas vezes à baliza de Girão, a última das quais por Xavi Barroso, mas sem conseguir bater o guardião português. 

20.06.2021
Golo do Sporting (2-3)!

20' - Toni Pérez aproveita a superioridade numérica para fazer o golo e colocar o Sporting na frente do marcador pela primeira vez no jogo. O FC Porto volta a ter cinco jogadores na pista. 

20.06.2021
Romero falha o livre direto!

19' - Gonzalo Romero atira ao ferro da baliza de Malián na conversão do livre direto. 

20.06.2021
Cartão azul para Di Benedetto

19' - Di Benedetto faz falta sobre Platero e vê o cartão azul. O FC Porto mantém as nove faltas, mas vai ter de defender um livre direto e fica com menos um jogador por dois minutos.

20.06.2021
FC Porto a uma falta das 10!

A menos de sete minutos do final da primeira parte destacar o facto do FC Porto somar nove faltas, mais duas do que o Sporting a esta altura.

20.06.2021
Novo desconto de tempo na partida!
20.06.2021
Nova bola no ferro!

17' - Reinaldo Garcia atira ao poste da baliza de Ângelo Girão. 

20.06.2021

16' - Responde logo Mena com um remate cruzado do lado direito do ataque do FC Porto. Girão faz a mancha e evita o golo.

20.06.2021
Golo do Sporting (2-2)!

16' - Perda de bola do FC Porto, Ferran Font aproveita o espaço concedido pela defesa e atira a contar para restabelecer o empate na partida. 

20.06.2021

15' - Continua a ser o FC Porto quem vai tendo mais iniciativa no jogo e vai controlando a partida. (2-1)

20.06.2021

13' - Remate de longe de João Souto, a bola sai a meia altura e é defendida por Málian com a luva. 

20.06.2021

11' - Jogada de alguma paciência do FC Porto, a trocar a bola entre os jogadores, a qual termina com um remate forte, bem defendido por Ângelo Girão. 

20.06.2021
Gonçalo Alves desperdiça o livre direto!

10' - Gonçalo Alves bate direto, mas não consegue bater Girão. Na recarga voltou a levar a melhor o guardião do Sporting e na terceira tentativa a bola vai ao poste. Joga com mais um jogador o FC Porto agora. (2-1)

20.06.2021
Cartão azul mostrado a Ferran Font

10' - Cartão azul mostrado a Ferran Font por falta 'durinha' sobre Cocco. Avança Gonçalo Alves para o livre direto. 

20.06.2021

9' - Remate de longe de Romero, sai ao lado da baliza de Malián. 

20.06.2021
Golo do FC Porto (2-1)!

8' - Remate cruzado de longa distância de Xavi Barroso volta a colocar os dragões na frente do marcador.

20.06.2021

7' - Boa jogada de Gonçalo Alves, que deixa a bola em Rafa, isolado perante o guardião adversário, mas o jogador português não consegue bater Ângelo Girão. 

20.06.2021
Golo do Sporting (1-1)!

6' - Contra-ataque rápido do Sporting, que ganha vantagem de dois para um, Gonzalo Romero aparece na cara de Xavi Malián e não desperdiça. Está feito o empate na partida.

20.06.2021
Golo do FC Porto (1-0)!

5' - Está feito o primeiro golo da partida e é para o FC Porto! Remate do meio da rua de Gonçalo Alves, que surpreende a equipa do Sporting. Fica a sensação que Girão não viu a bola partir. 

20.06.2021
Cartão azul para Platero e Di Benedetto

5' - Platero atinge Gonçalo Alves nas costas com o cotovelo. Há depois um desentendimento entre os jogadores, que leva o árbitro a mostrar cartão azul para Platero e Di Benedetto. Entram Romero e Xavi Barroso para os seus lugares.

20.06.2021

4' - Livre em zona perigosa para o FC Porto. Na conversão Reinaldo Garcia tenta surpreender, mas não consegue o remate. 

20.06.2021
Sporting reage

3' - Pedro Gil surge na cara de Málian mas atira ao lado da baliza do FC Porto. Eis que surge o primeiro lance de perigo do Sporting. 

20.06.2021
Bola no ferro!

2'- Gonçalo Alves atira ao ferro da baliza defendida por Girão. Entra mais forte o FC Porto.

20.06.2021

1'- Saiu o Sporting, mas foi o FC Porto o primeiro a criar perigo. Remate de longe, defendido para o lado por Girão. 

20.06.2021
Arranca a partida!

Começa o jogo 4 da final do playoff. Pinto da Costa marca, naturalmente, presença no Dragão Arena. 

20.06.2021
Cincos iniciais

São estes os cincos iniciais para esta partida:

FC Porto: Xavi Málian, Rafa Costa, Carlo Di Benedetto, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves;


Sporting: Ângelo Girão, Telmo Pinto, Pedro Gil, Matias Platero e Toni Pérez.

20.06.2021
Árbitros da partida

O jogo 4 da final do playoff vai contar com a arbitragem de Joaquim Pinto e Miguel Guilherme. 

20.06.2021
Tempo de aquecimento no Dragão Arena

20.06.2021
Gonçalo Alves: «Estamos numa situação muito difícil»

"Estamos numa situação muito difícil, mas não queremos que o Sporting vença aqui o campeonato. Vamos fazer tudo para irmos a quinto jogo e tentarmos ganhar em Lisboa. É difícil mas temos noção do que é necessário fazermos para vencer", vincou o jogador do FC Porto. 

20.06.2021
Paulo Freitas: «A minha equipa percebe que é possível vencer em qualquer sítio»

"Estamos a um triunfo e queremos ser campeões no domingo [hoje]. Mas vamos defrontar uma grande equipa em sua casa e que está com o orgulho ferido. A minha equipa percebe que é possível vencer em qualquer sítio, mas claro que as sensações mais recentes ainda reforçam mais esta nossa forma de pensar", analisou ao site do clube Paulo Freitas, treinador do Sporting que deixou uma garantia: "Não vamos jogar com o quinto jogo na cabeça, mas sim como se de uma final se tratasse".

20.06.2021
Dia de emoções fortes: pode haver campeão hoje

Com duas vitórias nos três jogos disputados, o Sporting pode sagrar-se campeão nacional de hóquei em patins hoje, caso vença o FC Porto no Dragão Arena, no jogo 4 da final do playoff. Este será já o sétimo embate entre ambas as equipas, num confronto direto que mostra quatro vitórias leoninas, uma portista e um empate. Promete ser mais um jogo de grandes emoções. 

Por Record
140
Deixe o seu comentário

Momentos Chave

Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Hóquei em Patins

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.