O sonho do pentacampeonato português está vivo e a apenas um encontro de tornar-se realidade. E nesta caminhada, esta sexta-feira, a Seleção orientada por Luís Duarte venceu a sua congénere espanhola, por 4-1.
Os portugueses entraram bem na primeira e na segunda parte, marcando aos 3 minutos, por Gonçalo Nunes, e, após o reatamento, com apenas meio minuto cumprido, por Pedro Batista. À frente do marcador, a Seleção Nacional de sub-20 não permitiu grandes veleidades à formação espanhola, fechando bem os caminhos para a baliza de Tiago Rodrigues.
No entanto, a 7 minutos do final, pouco depois de Gonçalo Nunes não aproveitar a 10ª falta espanhola, Nil Roca reduziu para a diferença mínima. E um minuto volvido, a Espanha dispôs do livre direto a castigar a 10ª infração portuguesa. Roger Bars não conseguiu bater o guarda-redes e Portugal continuou na frente.
A Espanha teve que pressionar mais em busca da igualdade, mas foi Portugal quem marcou. Já nos 2 minutos finais, Gonçalo Nunes bisou e fez o 3-1. Em desespero, a seleção espanhola cometeu a 15ª falta e Gonçalo Pinto não perdeu a oportunidade de ampliar e definir o vencedor da partida, apontando, de livre direto, o 4-1 final.
Sergi Llorca ainda perdeu a oportunidade de reduzir de grande penalidade e a partida terminou com o justo triunfo do conjunto português.
Na primeira meia-final do dia, a Itália venceu a França, por 3-2, com o tento da vitória a ser obtido já no prolongamento, e defronta Portugal, num confronto que já aconteceu na final do Europeu de seniores de Julho último.
A derradeira e decisiva partida deste Campeonato da Europa de Sub-20 está agendada para as 19h30 de Portugal continental.