Portugal com expectativas elevadas para o Europeu

21.º título é o objectivo da Seleção Nacional

• Foto: FPF

O 52.º Campeonato da Europa de hóquei em patins arranca na segunda-feira em Oliveira de Azeméis e as expetativas para Portugal conquistar o 21.º título estão basatante elevadas.

A seleção lusa já conquistou a prova por 20 ocasiões, 12 das quais em Portugal, sendo que apenas uma vez - em 2012 - uma organização portuguesa não terminou com o triunfo. Por outro lado, a Espanha, eterna rival da formação portuguesa, conta 16 títulos e a Itália, com um total de três, é a atual campeã em título.

A cidade de Oliveira de Azeméis é um talismã para a equipa portuguesa, já que foi lá que a seleção principal conquistou o último título, neste caso, o Campeonato do Mundo, em 2003.

Há 13 anos, a equipa comandada por Vítor Hugo levantou o troféu depois de uma vitória emocionante na final com a Itália, na qual Pedro Alves esteve em destaque, ao apontar o golo que deu o título aos portugueses.

Entretanto, a última vez que Portugal organizou o Europeu, em 2012, em Paredes, a seleção lusa perdeu a seis segundos do fim com a Espanha, com um golo de Jordi Bargalló, o único jogador que continua na seleção. Bargalló vai assumir a braçadeira de capitão, uma vez que Pedro Gil não vai estar presente, devido a um estiramento nos adutores.

Há mais tempo, a equipa portuguesa sagrou-se campeã europeia pela última vez em 1998, numa prova que se realizou em Paços de Ferreira. Portugal disputou a final com a Espanha, numa partida que teve de ser resolvida nas grandes penalidades. O golo da vitória foi marcado por Filipe Santos.

Nos Campeonatos da Europa, a seleção lusa já conseguiu fazer três vezes tetras e um penta, sendo que a série mais longa pertence à Espanha, que foi heptacampeã. Os espanhóis, entretanto, falharam o oitavo título consecutivo na última edição (2014), em Alcobendas, e no qual a Itália garantiu o título.

Este ano, na primeira fase do Campeonato da Europa, Portugal faz parte do grupo B, no qual constam também as seleções da Suíça, Espanha e Áustria.

No grupo A, encontram-se a Inglaterra, a França, a Alemanha e a Itália.

As equipas de cada grupo jogarão entre si, passando todas aos quartos de final, servindo esta fase apenas para emparelhar as equipas nos quartos de final.

O Campeonato da Europa de hóquei em patins realiza-se entre os dias 11 e 16 de julho no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Hóquei em Patins

Cimeira europeia

Sporting inicia defesa do título diante do Benfica, já o FC Porto mede forças com a Oliveirense

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.