Valongo junta-se ao FC Porto na final da Taça de Portugal

Eliminou o Sp. Tomar nos penáltis

• Foto: Movenotícias

O Valongo apurou-se este sábado para a final da Taça de Portugal, vencendo na meia-final o Sporting de Tomar no desempate por grandes penalidades (2-1), num jogo muito equilibrado no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Com as bancadas esgotadas, Sporting de Tomar e Valongo alternaram na frente do marcador ao longo do jogo, chegando ao final do prolongamento com um empate a três golos.

No desempate por grandes penalidades, o Valongo ganhou 2-1 e apurou-se para a final da Taça de Portugal, onde vai encontrar o FC Porto.

O Valongo começou mais forte, neutralizando o Tomar durante quase toda a primeira parte.

A equipa de Miguel Viterbo surgiu no Pavilhão de Tomar agressiva a defender e rápida a sair para o ataque e chegou primeiro ao golo aos 06 minutos, numa incursão de Diogo Fernandes, que rodopiou na área e enganou o guarda-redes adversário.

Só aos 21 minutos o conjunto de Nuno Domingues criou perigo, num remate de João Alves que foi ao poste. O lance pareceu acordar a equipa. O Sporting de Tomar carregou no acelerador e, no minuto seguinte, ganhou um livre direto. Leonardo Pais defendeu o remate de Hernâni Dinis e manteve a vantagem.

Mas o último minuto da primeira parte trouxe a reviravolta no marcador para a equipa da casa, que finalmente rematou de meia distância, e marcou por João Alves, e encontrou forma de escapar em velocidade para o contra-ataque, conquistando um livre direto que permitiu a João Sardo marcar.

Num minuto, o Tomar passou para a frente do marcador e foi para o intervalo a ganhar, um resultado surpreendente tendo em conta a tendência do primeiro período.

Nova reviravolta estava reservada para o segundo tempo. Diogo Alves ainda adiou o empate, defendendo uma grande penalidade de Poka, mas o jogador do Valongo redimiu-se e empatou aos 32 minutos, e Diogo Fernandes deu vantagem à sua equipa, num desvio à boca da baliza aos 33 minutos.

Intenso e emotivo, mas jogado com grande tensão, o encontro voltou a ficar empatado um minuto depois, num remate de média distância de João Lomba.

Com a eliminatória empatada, o Sporting de Tomar teve as melhores situações para ganhar vantagem, em três livres diretos desperdiçados por Ivo Silva, Hernâni Dinis e, a 25 segundos do fim do tempo regulamentar, por Paulo Passos, que atirou ao poste.

No prolongamento também o Valongo dispôs de um livre direto, mas Diogo Alves defendeu o remate de Poka, pelo que a decisão ficou adiada pelo desempate por grandes penalidades.

Aí o Valongo teve mais arte, concretizou dois remates contra um do Tomar e vai defrontar o FC Porto na final da Taça de Portugal, no domingo, às 18:00, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

Jogo no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.

AD Valongo-Sporting de Tomar, 3-3 após prolongamento (2-1 no desempate por grandes).

Ao intervalo: 1-2.

No final do tempo regulamentar: 3-3

No final da primeira parte do prolongamento: 3-3.

No final do prolongamento: 3-3.

Marcadores:

1-0, Diogo Fernandes, 06 minutos.

1-1, João Alves, 24.

1-2, João Sardo, 24 (livre direto).

2-2, Poka, 32

3-2, Diogo Fernandes, 33

3-3, João Lomba, 34.

Marcadores nos desempates por grandes penalidades:

0-0, João Alves (defesa do guarda-redes)

0-0, Pedro Mendes (defesa do guarda-redes)

0-0, Hernâni Dinis (para fora)

1-0, Ruben Pereira

1-1, Paulo Passos

2-1, Guilherme Silva

2-1, João Sardo (defesa o guarda-redes)

2-1, Poka (defesa o guarda-redes)

2-1, Ivo Silva (defesa do guarda-redes)

Sob a arbitragem de Ricardo Leão (Lisboa), Miguel Guilherme (Lisboa, Helder Pardal (Ribatejo e Teófilo Casimiro (Ribatejo), as equipas alinharam:

Valongo: Leonardo Pais, Poka, Xavier Cardoso, Pedro Mendes e Diogo Fernandes.

Jogaram ainda Ruben Pereira, Luís Melo, Guilherme Silva.

Treinador: Miguel Viterbo.

Sporting de Tomar: Diogo Alves, Ivo Silva, João Lomba, João Sardo e Paulo Passos.

Jogaram ainda Pedro Martins, João Alves, Hernâni Dinis.

Treinador: Nuno Domingues.

Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Hóquei em Patins

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0