Record

Azerbaijão acaba em 2.º em termos de medalhas

Prosseguiu o domínio russo este sábado

O azeri Albert Selimov conquistou uma medalha de ouro no boxe.
Azerbaijão acaba em 2.º em termos de medalhas • Foto: EPA

O Azerbaijão, que este sábado conquistou três medalhas de ouro no boxe, já assegurou o segundo lugar final em termos de medalhas nos Jogos Europeus, que no domingo terminam em Baku.

Quando faltam disputar nove finais e já são conhecidos quase todos os finalistas de domingo, já é certo que as 21 medalhas de ouro do Azerbaijão darão o segundo lugar ao país anfitrião, já que Grã-Bretanha, com 18, e Alemanha, com 15, deixaram de ter hipóteses.

O domínio absoluto da Rússia manteve-se, chegando este sábado às 161 medalhas, das quais 78 de ouro, 40 de prata e 43 de bronze. Só hoje, foram mais nove ouros, oito na natação, disciplina em que a maior potência desportiva arrasou.

A nova geração de nadadoras russas dominou totalmente as piscinas em Baku e no final de todas as provas da modalidade sobressaem Arina Openysheva, com seis medalhas de ouro e Mariia Khameneva e Polina Egorova, com seis medalhas de ouro, cada.

Hoje, Egorova fez a dobradinha, nos 100 metros costas e 50 metros mariposa. A Rússia ganhou ainda, em femininos, os 4x200 metros livres e os 100 metros bruços, por Maria Asthakina, só deixando escapar os 200 metros estilos, para Maxine Wolters.

No setor masculino, a onda russa passou pelos 4x100 metros estilos, 100 metros mariposa (Daniil Pakhomov), 100 metros bruços (Anton Chupkov) e 400 metros esilos (Nikolay Sokoloov). Não conseguiram ganhar nos 50 metros livres e nos 200 metros livres, que foram para o israelita Ziv Kalontarov e Scott Duncan, respetivamente.

No boxe, os azeris festejaram o título de pesos pesados (91 kg) com Abdullkadid Abdullayev, mas também celebraram nos 69 kg, com Parviz Baghirov e nos 60, com Albert Selimov.

Dupla vitória irlandesa na jornada, através de Michael O'Reilly (75 kg) e Katie Taylor (57-60).

Em badminton, o dia foi dedicado a jogos de pares, triunfando as búlgaras Stefani e Gabriela Stoeva e os dinamarqueses Carsten Mogensen e Mathias Boe.

Três finais de florete integraram o programa, sagrando-se vencedores em masculinos a Grã-Bretanha, no florete, e a França, na espada. O sabre feminino foi dominado pelas ucranianas.

O judo teve tendência repartida, com o georgiano Adam Okruashvili e a francesa Emile Andeol a ganharem nas categorias mais pesadas, ou seja os +100 kg e os +78 kg.

Houve ainda duas vitórias holandesas, para Henk Grol (-100 kg) e Marhinde Verker (-78 kg), e uma para a Rússia, por Kiril Denisov (-90 kg).

Na final do voleibol feminino, clara vitória da Turquia sobre a Polónia, por 3-0.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos Europeus

Notícias

Notícias Mais Vistas

M