A seleção portuguesa de futebol de praia venceu esta quinta-feira o Grupo A dos Jogos Europeus com três triunfos em outros tantos desafios, impondo-se por 6-2 à anfitriã Polónia.
Em Tarnow, o campeão em título - Portugal foi ouro em Minsk'2019, depois do bronze em Baku'2015 - precisava apenas de um empate, mas realizou mais uma exibição consistente e agora vai discutir o acesso à final na sexta-feira frente à Suíça: Espanha e Itália disputam a outra vaga.
Daniel Baran inaugurou o marcador com uma 'bomba' no pontapé de saída, contudo, Bê Martins, com remate à meia-volta, empatou aos quatro minutos, antes de o seu irmão Leo Martins consumar a reviravolta, após passe atrasado de Jordan.
No minuto seguinte, aos 10, os polacos, com espaço, igualaram por Jakub Jesionowski, porém, Rodrigo Pinhal, com espaço na direita, recuperou segundos depois a vantagem 3-2 com que se fechou o primeiro período.
Foi de penálti que Leo Martins fez o 4-2, aos 13, e do meio da rua que Miguel Pintado, aos 15, ampliou para 5-2, traduzindo o melhor futebol da formação das 'quinas', mesmo sem ter no banco o técnico Mário Narciso, expulso na véspera.
Sem perder o controlo, Portugal foi rodando o banco para gerir o esforço, marcando ainda assim por Miguel Pintado, a um minuto do fim, e consumando assim o seu terceiro êxito na prova, depois da Espanha (7-5) e Azerbaijão (5-2).
Antes deste desafio, a seleção feminina impôs-se à Polónia, por 2-1, com golo no último segundo, ganhando também o Grupo A, indo encontrar a Ucrânia na meia-final.
Portugal soma 13 pódios em Cracóvia'2023, nomeadamente três ouros, sete pratas e três bronzes.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Para a conta ficaram 16 conquistas: três ouros, sete pratas e seis bronzes
Secretário de Estado da Juventude e Desporto fez partilha no Facebook
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento