Portugal começou bem e adiantou-se no marcador aos quatro minutos, em vistoso pontapé de Jordan Santos, em livre direto cobrado ainda em zona defensiva.
Os lusos eram mais perigosos, mas foi a Suíça a empatar, com Sandro Spaccarotella, aos 11, a encostar ao segundo poste um cruzamento de Noel Ott (1-1), segundos antes de, em lance confuso, Léo Martins ver o poste devolver o seu remate.
A prova da consistência da equipa lusa foi dada por Mário Narciso que, em período mais morno, mudou todos os jogadores de campo, à exceção do guarda-redes, e foi com essa frescura que arrancou dois golos.
O primeiro, aos 17, por Miguel Pintado, a rematar liberto na esquerda e, no minuto seguinte, quando o guarda-redes defendeu de forma incompleta um remate seu, fato aproveitado pelo sentido de oportunidade de Rodrigo Pinhal para fazer o 3-1.
Com 36 segundos para jogar no segundo parcial, Michael Cabral, com pontapé acrobático, encurtou a diferença para 3-2, relançando a incerteza.
O génio de Léo Martins devolveu a liderança de dois golos, em lance individual no qual, na esquerda, tirou um defesa do caminho ante de bater o guarda-redes (4-2).
Foi de livre direto, do meio-campo, que Tobias Steinemann reduziu de novo, aos 26, com a bola a bater no chão e a enganar Elinton Andrade, que aos 29 viu o guarda-redes adversário, Elliot Mounoud, sem pressão, avançar até ao meio-campo e enviar uma 'bomba' que empatou o encontro 4-4, forçando o prolongamento de três minutos, que nada mudou, surgindo o desempate por penáltis, decididos com as falhas de Coimbra e Léo Martins.
No jogo anterior, a seleção feminina perdeu por 3-1 com a Ucrânia e vai lutar no sábado pela medalha de bronze com a derrotada no embate entre a Polónia e a Espanha.
Portugal soma 13 pódios em Cracóvia2023, nomeadamente três ouros, sete pratas e três bronzes. A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que tem uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Para a conta ficaram 16 conquistas: três ouros, sete pratas e seis bronzes
Secretário de Estado da Juventude e Desporto fez partilha no Facebook
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’
Shohei Ohtani ruma aos Los Angeles Dodgers