Portugal já leva 15 medalhas, três de ouro, seis de prata e outras tantas de bronze, superando as 10 de Baku'2015
O ministro com a tutela do desporto, Tiago Brandão Rodrigues, elogiou este domingo em Minsk a "qualidade" dos Jogos Europeus, realçando a importância de uma cobertura noticiosa ampla o suficiente para os levar a todos os portugueses.
"Para a tutela do desporto, era muito importante que estes Jogos pudessem ser acompanhados, porque existiu grande expectativa por parte dos portugueses, um grande acompanhamento, e era muito importante termos aqui todas as possibilidades de difusão e divulgação deste evento", disse à agência Lusa.
A ausência da RTP nos Jogos Europeus foi criticada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal e pelo secretário de estado do desporto, João Paulo Rebelo, e o ministro também defende que o canal público de televisão deveria estar em Minsk.
"E nosso entendimento que estes Jogos têm qualidade suficiente para serem acompanhados pelo serviço público de televisão. Era importante que a RTP estivesse aqui e, a meu ver, seria até importante que tivessem optado pelos direitos", reforçou.
Ressalvando sempre a independência editorial da estação de televisão, acrescentou: "Mas, não podemos deixar de dizer que a RTP tem responsabilidade pública, como nós temos, e temos de acarinhar e de entender a mais-valia da diversidade de modalidades desportivas e desportos que fazem parte do programa olímpico, ou não, e deste certame".
O governante destacou a relevância dos Media apostarem na "diversidade" de modalidades, até para que a cultura desportiva do país seja reforçada e não gire somente em torno de uma bola de futebol.
"É preciso entender onde apostar (...) A diversidade chama cada vez mais gente a praticar desporto e chama a atenção para que a cultura desportiva esteja cada vez mais alicerçada no nosso país", insistiu.
Em Minsk, Portugal já leva 15 medalhas, três de ouro, seis de prata e outras tantas de bronze, superando as 10 de Baku'2015, com três primeiros lugares, quatro segundos e três terceiros.
Prova realiza-se sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos
Candidatura não prevê a construção de novos equipamentos
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa