A natação portuguesa tem estado em bom plano nos I Jogos Europeus, em Baku, destacando-se o apuramento para duas finais, através de Gabriel Lopes nos 200 metros estilos e Raquel Pereira nos 200 bruços.
"Estão cá os melhores nadadores do escalão júnior e há um enorme equilíbrio entre eles. O Gabriel e a Raquel terão o objetivo de melhorar as suas marcas nas finais, que são uma autêntica caixinha de surpresas", refere o técnico Luís Cameira.
Em declarações ao site da federação portuguesa, o responsável que acompanha a equipa no Azerbaijão faz um balanço "positivo" da participação lusa nos dois primeiros dias de competição, realçando "o apuramento para duas finais, as cinco meias-finais, os três recordes nacionais e os 12 recordes pessoais".
Luís Cameira entende que os resultados dos portugueses podem ter um "efeito de transcendência" para o resto da competição, até pelo "mediatismo ao qual os nadadores portugueses não estão habituados".
"Os Jogos Europeus são idênticos a uma organização como os Jogos Olímpicos e os nadadores portugueses estão a responder da melhor maneira, com uma excelente adaptação ao evento", sintetiza o técnico.
Portugal garantiu esta quarta-feira as duas primeiras finais de natação por Gabriel Lopes nos 200 estilos e Raquel Pereira nos 200 bruços, num dia em que foram batidos os recordes nacionais de juniores nos 200 estilos por Gabriel Lopes (2.02,72 minutos) e 1.500 metros livres por Guilherme Pina (15.49,04 minutos).
Estes I Jogos Europeus valem como um Campeonato da Europa júnior.
Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).
A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.
Contas feitas, cinco em 16 pódios portugueses foram conseguidos por modalidades em estreia no medalheiro
Presidente da Assembleia da República refere que as 16 medalhas conseguidas são um "resultado valioso"
Para a conta ficaram 16 conquistas: três ouros, sete pratas e seis bronzes
Secretário de Estado da Juventude e Desporto fez partilha no Facebook
Clube histórico foi relegado para a Taça Sul-Americana na próxima temporada
Antigo jogador do Paris SG diz que o argentino mudou e se está a revelar
Treinador português orienta o Al Gharafa desde outubro do ano passado
CR7 ‘rejeita’ um penálti e sofre lesão no pescoço no dia em que o Al Nassr se apura para os oitavos