O Comité Olímpico Internacional (COI) publicou esta quarta-feira no site oficial um guia especial sobre o novo coronavírus, que inclui conselhos para prevenir a Covid-19, e uma carta do presidente do organismo aos atletas.
"Como olímpico que sou, sei como se sentem. Sei que querem concentrar-se no treino e na competição, sem que nada vos perturbe a preparação para os Jogos de Tóquio. Infelizmente, o coronavírus tornou-se uma enorme preocupação para todos", escreveu Thomas Bach, presidente do COI e campeão olímpico de esgrima em 1976.
Bach reiterou o "compromisso total" do COI em abrir os Jogos em 24 de julho, como previsto, chamando a atenção para a necessidade de "flexibilidade" de todos, tendo em conta o cancelamento de muitas provas de apuramento olímpico devido à pandemia da Covid-19.
"Muitos de vós tiveram de alterar o vosso programa de competição e de treinos, e os vossos planos de viagem, devido às inúmeras restrições impostas. Pessoalmente, quero agradecer a vossa flexibilidade e solidariedade, que mostram o verdadeiro espírito olímpico", acrescentou Bach.
O presidente do COI assegurou que vai ser encontrado um sistema de qualificação "justo, tendo em conta as circunstâncias", e manifestou a esperança de que "a comunidade olímpica vai voltar a unir o mundo inteiro numa competição de paz".
Na terça-feira, o COI reiterou o comprometimento com a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 em pleno e nas datas previstas, de 24 de julho a 09 de agosto, por não existir "necessidade de quaisquer decisões drásticas".
"O COI continua completamente comprometido com os Jogos Olímpicos Tóquio2020 e, a mais de quatro meses antes do arranque dos Jogos, não há necessidade de quaisquer decisões drásticas neste momento. Qualquer especulação será contraproducente", refere um comunicado do organismo.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde elevou na terça-feira o número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que no dia anterior, em que se registou a primeira morte no país.
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
O Presidente dos Estados Unidos vai assinar hoje um decreto para oficializar a 'task force', informou a Casa Branca
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo