O Comité Olímpico do Brasil (COB) criou um curso para combater o racismo no desporto, que será obrigatório para qualquer brasileiro, quer seja atleta, membro de comissão técnica ou treinador, que queira participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o curso "Desporto Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando" também será dirigido a profissionais das ciências desportivas e a amantes do desporto.
"Pensamos no curso como uma forma de apresentar informações, conceitos e ferramentas em relação ao racismo, para que todos os envolvidos com o desporto possam identificá-lo e combatê-lo", disse o campeão olímpico e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, citado em comunicado.
"Queremos contribuir para a construção de uma cultura antirracista, em que todos sejam responsáveis por um ambiente desportivo baseado na ética, justiça e igualdade", acrescentou.
"Ainda existe racismo no Brasil?", "Aprendendo os conceitos" e "Sejamos todos antirracistas!" são os três módulos que compõem este curso, cuja duração total é de 30 horas e pode ser feito de forma virtual.
O curso é gratuito e pode ser acedido através do site do COB.
A iniciativa junta-se a outras já lançadas pelo Comité para promover os valores olímpicos e prevenir abusos e assédio dentro e fora do desporto.
Duas vagas disponíveis estão mais distantes para os velejadores portugueses
Jogadora inicia a competição na próxima quinta-feira em Guimarães
A garantia foi dada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal José Manuel Constantino
Portuguesa participa amanhã numa maratona de elite com o objetivo de assegurar mínimos
Nova competição revoluciona o futebol europeu... mas sofre revés nas últimas horas
'RMC Sport' adianta que o organismo está a negociar com um fundo de investimento
O nosso jornal foi o único meio da comunicação social portuguesa presente
Margaritis Schinas entrevista ao jornal italiano Il Messaggero
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.