COI alerta comité italiano para possível suspensão devido a questões legais

"Pertencer ao movimento olímpico exige estar em conformidade com a carta olímpica", avisa

• Foto: Reuters

O Comité Olímpico Internacional (COI) alertou esta quarta-feira o comité italiano para um projeto-lei que poderá colocar em causa a autonomia do organismo e, caso seja aprovado, ditar a exclusão do país das competições olímpicas.

Numa carta, divulgada na terça-feira pelo jornal 'Corriere de la Serra', o COI lembra ao Comité Olímpico Italiano (CONI) que "pertencer ao movimento olímpico exige estar em conformidade com a carta olímpica".

Em causa está um artigo do projeto-lei que propõe que o CONI possa ser "reorganizado por decisões unilaterais do governo".

O COI lembra que a Carta Olímpica autoriza o seu Conselho Executivo a tomar as decisões apropriadas, incluindo a suspensão, "para a proteção do movimento olímpico no país de um estado membro".

Este aviso surge menos de dois meses depois da escolha da candidatura Milão/Cortina d'Ampezzo para a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno2026.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.