COI anuncia que eleição da sede dos Jogos Olímpicos'2036 terá um novo procedimento
Kolinda Grabar-Kitarovic explicou o novo modelo
Seguir Autor:
O Comité Olímpico Internacional (COI) vai eleger a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2036 em meados de 2029, recorrendo a um procedimento reformulado, anunciou esta 4.ª feira a presidente da Comissão de Futuras Sedes do organismo, Kolinda Grabar-Kitarovic.
Durante a 146.ª sessão do COI, em Lausana, na Suíça, Grabar-Kitarovic explicou que o novo modelo - que introduz um calendário dividido em três etapas - parte de um "diálogo confidencial" com os países interessados, evolui para um "diálogo estratégico" a partir de março de 2027 e culmina numa fase final de avaliação aprofundada, com visitas técnicas e análise detalhada das propostas.
A reforma, impulsionada pela presidente do COI, Kirsty Coventry, pretende substituir o processo altamente flexível e discreto utilizado para as atribuições dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno de 2030, 2032 e 2034, que resultaram em decisões tomadas com prazos muito variáveis - seis, 11 e 10 anos de antecedência, respetivamente.
No novo modelo, o Conselho Executivo selecionará, no final de 2028, um ou mais "anfitriões preferenciais", que terão de apresentar garantias adicionais e ajustar as suas candidaturas antes da votação final pela sessão do COI, baseada "num relatório completo da comissão da futura sede".
Os membros do COI poderão, assim, voltar a escolher entre vários candidatos através de votação, situação que não acontece desde a seleção de Milão-Cortina, em 2019, para acolher os últimos Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizaram este ano, em detrimento de Estocolmo.