COI confirma Jogos Olímpicos em Paris em 2024 e Los Angeles em 2028

Comités de candidatura prometem Jogos modestos, assentes em infraestruturas existentes

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira, oficialmente, a atribuição dos Jogos Olímpicos de 2024 a Paris e dos de 2018 a Los Angeles, confirmando o já conhecido acordo entre as duas cidades e o COI nesse sentido.

A oficialização da decisão foi hoje feita em Lima, numa assembleia que votou por unanimidade o acordo a que se tinha chegado.

Paris foi candidato derrotado em 1992, 2008 e 2012. Receberá os Jogos um século depois da última vez - organizou em 1900 e 1924.

Los Angeles também vai para terceira edição, depois da cidade californiana ter sido a sede em 1932 e 1984.

Ambas as cidades se apresentaram para 2024, a par de Hamburgo, Roma e Budapeste, que viriam a renunciar à corrida. Nesse contexto, o COI tudo fez para preparar uma inédita e pacífica dupla atribuição. "É a forma de não eliminar uma de duas excelentes candidaturas", disse Thomas Bach, presidente do organismo.

Em julho, e com a França inflexivel quanto a 2024, Los Angeles procurou o consenso e atrasou a sua candidatura para 2028.

Os 84 membros do COI hoje presentes no Peru não tiveram dúvida em validar a repartição, considerada importante numa altura de penúria de candidaturas.

Segundo o acordo tripartido, entre as cidades e o COI, os Jogos de Los Angeles recebem 1,5 mil milhões de euros e os de Paris cerca de 100 milhões menos.

Ambos os comités de candidatura prometem Jogos modestos, assentes em infraestruturas existentes. Os orçamentos são inferiores às contas das duas últimas edições: mais de 11 mil milhões para Londres e Rio de Janeiro, 6,6 mil milhões para Paris e 4,5 mil milhões para Los Angeles.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.