COP espera aumento do número de modalidades e atletas em Tóquio

Expectativa de superar os números do Rio de Janeiro

• Foto: David Martins
O Comité Olímpico de Portugal (COP) reiterou esta terça-feira a expectativa de superar nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 a representação desportiva de 92 atletas em 16 modalidades que esteve presente no Rio de Janeiro, em 2016.

Em declarações após a apresentação da Carta do Atleta, o presidente do COP, José Manuel Constantino, lamentou a não qualificação do futebol para o torneio olímpico na capital japonesa e vincou que 2019 será preponderante para o desfecho da maioria dos circuitos de qualificação, sem esconder a confiança no trabalho que está a ser desenvolvido.

"Temos perspetivas de aumentar o número de modalidades, o que será difícil, e manter o número de atletas, também significativo, sendo certo que há 18 que já não vão. É alcançável, mas não é fácil, sobretudo aumentar o número de modalidades. A avaliação está dentro daquilo que era a nossa expectativa", afirmou.

Apesar da fasquia elevada colocada para 2020, José Manuel Constantino sublinhou que maiores delegações não são sinónimo de melhores resultados e lembrou edições anteriores dos Jogos, nas quais considerou que os resultados das missões portuguesas não corresponderam ao que se esperava.

"Duas das mais fortes delegações desportivas que tivemos, Pequim2008 e Rio2016, do ponto de vista dos resultados ficaram aquém do valor da própria missão. Íamos com um potencial de valor desportivo que depois não se conseguiu concretizar nos Jogos. Vamos ter de ser muito comedidos na avaliação, mas estamos confiantes relativamente à preparação", observou.

A chefia da missão portuguesa em solo nipónico estará a cargo de Marco Alves, que subscreveu a expectativa positiva do COP para o derradeiro ano de trabalho rumo aos Jogos Olímpicos.

"Estamos ainda a cerca de 500 dias. Grande parte dos períodos de qualificação estão por decorrer e temos atualmente dois atletas qualificados na vela. Estamos à espera que estes processos de qualificação decorram para podermos construir esta missão, que estará a representar Portugal já em 2020", disse, revelando que Portugal espera apresentar também "cerca de uma centena de atletas" nos Jogos Europeus de Minsk2019, em junho.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos vai realizar-se em Tóquio, entre 24 de julho e 09 de agosto de 2020.
Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas