Coronavírus: Comité Olímpico da Noruega pede adiamento dos Jogos Olímpicos

Devido à pandemia da covid-19

• Foto: Getty Images

O Comité Olímpico norueguês (NIF) apelou esta segunda-feira às autoridades daquele país nórdico para não enviarem desportistas para os Jogos Olímpicos (Tóquio2020), devido à pandemia da covid-19, como já fizeram outros comités e federações de vários países.

"A minha recomendação clara às autoridades desportivas é para não enviarem atletas se não suspenderem os Jogos", afirmou a presidente do NIF, Berito Kjoll, depois de reunir com o ministro norueguês da Cultura e do Desporto, Abid Raja.

Segundo a agência de notícias espanhola Efe, a responsável espera que o executivo norueguês tome uma decisão final dentro de poucos dias.

De comités nacionais a federações de modalidades específicas até atletas e outras figuras do desporto, a pressão tem aumentado junto do Comité Olímpico Internacional (COI) para adiar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, devido à pandemia da covid-19.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu hoje rapidez e uma decisão "firme" para o adiamento, face aos constrangimentos de treino que atletas em muitos países têm sofrido e à suspensão das competições na generalidade dos desportos e regiões do globo, uma opinião partilhada pelo Comité Paralímpico de Portugal e por várias federações desportivas nacionais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas. O país está em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Por Lusa

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.