Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), e Pedro Pauleta, ex-futebolista e atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), serão os adidos olímpicos da Missão de Portugal a Paris’2024. Em comunicado, o Comité Olímpico de Portugal (COP) revelou que ambos aceitaram os convites que lhes foram dirigidos pelo Chefe da Missão, Marco Alves, e pela sua Adjunta, Catarina Monteiro, para desempenharem funções de acompanhamento dos atletas portugueses e de ligação da Missão com a comunidade portuguesa em França.
"É com muita honra e muita satisfação que abraço este compromisso de ser a adida olímpica da Missão dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Vai ser muito especial voltar a sentir o ambiente na Aldeia Olímpica, vai ser muito especial poder colaborar com os atletas a superarem-se, a estarem no melhor momento da carreira deles. Vai ser espetacular. Paris’2024 está mesmo aí, estou pronta e estaremos todos prontos", disse a antiga nadadora, que participou em duas edições dos Jogos Olímpicos, em Atenas’2004, com 15 anos, e em Pequim’2008.
Já Pauleta jogou oito épocas na liga francesa, cinco delas no PSG, no qual se tornou um ídolo dos adeptos e uma referência para a comunidade portuguesa: "É uma honra enorme, uma responsabilidade enorme. Para mim, os Jogos Olímpicos são um momento especial para qualquer atleta, ainda mais os Jogos’2024 por serem em Paris, numa cidade que conheço bem".
O presidente do COP, José Manuel Constantino, agradeceu à Comissão de Atletas Olímpicos e à Federação Portuguesa de Futebol, "por não terem colocado qualquer entrave a estas escolhas, antes pelo contrário terem estimulado, reconhecido e agradecido a circunstância da chefia de Missão ter designado estes adidos para os Jogos Olímpicos Paris 2024."
Atletas russos e bielorrussos podem competir sob bandeira neutra
Quer também que se exclua exclua dos Jogos Olímpicos aqueles que apoiaram a guerra na Ucrânia
Fala em condições que vão "contra os princípios desportivos"
Relativamente à decisão de permitir atletas neutros russos e bielorrussos nos Jogos do próximo ano
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento