Victor Lukashenko, o filho mais velho do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, vai substituir o pai na liderança do comité olímpico do país, apesar de estar suspenso pelo Comité Olímpico Internacional (COI), anunciou esta sexta-feira a agência noticiosa BELTA.
O novo presidente, que ocupava o cargo de vice-presidente desde 2019, está, tal como o pai, suspenso provisoriamente pelo COI devido a alegadas "discriminações políticas" a atletas bielorrussos.
Alexander Lukashenko, que liderava o organismo desde 1997, e, de acordo com a agência BELTA, vai tornar-se presidente honorário, garantiu que sob a liderança do seu filho não existirão problemas como roubos, corrupção ou desvio de fundos, e assegurou que os atletas e treinadores serão tratados de forma "amável".
Em dezembro de 2020, o COI suspendeu Alexander Lukashenko e os membros eleitos da comissão executiva do comité olímpico bielorrusso, na qual se inclui o filho Victor, até à eleição de uma nova comissão.
A posição do COI foi uma resposta aos múltiplos alertas de desportistas bielorrussos, que se dizem perseguidos pelas suas posições políticas divergentes.
O COI suspendeu também as transferências de fundos, com exceção dos pagamentos ligados à preparação dos atletas para os Jogos de Tóquio2020, adiados para este ano, e Pequim2022 (inverno), com as bolsas a serem pagas diretamente aos atletas.
Medida foi anunciado pelo presidente do Comité Olímpico Russo
Apoio surge pouco depois de o Comité Olímpico Internacional anunciar que os atletas estão proibidos de protestar
Árbitro português vai apitar no Euro'2020 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Iniciativa vai juntar Federações Internacionais e produtoras de jogos eletrónicos
Treinador falou da sua experiência em mais um webinar do Sindicato dos Jogadores
Nova competição revoluciona o futebol europeu... mas acabou por ser suspensa após 10 desistências
Treinador português não vai renovar contrato com os ucranianos
Kinsey Wolanski fez revelações sobre o impacto que aquele dia teve na sua vida
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.