Candidato à presidência do organismo reuniu-se com várias federações desportivas
O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) Laurentino Dias reuniu-se na quinta-feira com várias federações desportivas, no Porto, revelou esta sexta-feira à Lusa o antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
"Como afirmei no anúncio de intenção de candidatura ao COP, estou a partilhar com as federações as minhas propostas e a recolher os contributos das experiências federativas. Convidei diversas federações para uma reunião de trabalho no Porto, que aconteceu ontem [na quinta-feira] à noite", explicou.
Em declarações à Lusa, Laurentino Dias revelou que "o tema central da reunião foi o alto rendimento e a cooperação entre as autarquias e as federações na disponibilização de instalações desportivas de topo para a preparação olímpica", acrescentando que, no referido encontro, estiveram presentes os responsáveis dos Centros de Alto Rendimento de Anadia, Vila Nova de Gaia, Montemor-o-Novo e Viana do Castelo.
Estes, segundo Laurentino Dias, "não apenas reportaram a sua intensa atividade como afirmaram o seu compromisso de continuidade em cooperação com o COP". "Nesta reunião, de várias horas, estiveram presentes e intervieram as federações de vela, ténis de mesa, artes marciais, taekwondo, escalada, motonáutica, desportos equestres, golfe e hóquei em campo", elencou, prometendo, para a próxima semana, reuniões idênticas, em Lisboa, antes da apresentação formal da sua candidatura.
Até ao momento, anunciaram a sua candidatura à presidência do COP Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos ex-secretários de Estado do Desporto, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do organismo olímpico, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.
Questionado sobre os outros três anunciados candidatos, o antigo responsável pela pasta do Desporto nos governos de José Sócrates saudou estes avanços, em prol do "debate de ideias e projetos" durante a campanha eleitoral.
As eleições para o COP, liderado por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto último, realizam-se em março de 2025.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua