Los Angeles reafirma candidatura a Jogos Olímpicos de 2024

Cidade norte-americana não exclui possibilidade de acolher edição de 2028

• Foto: EPA

O presidente da câmara de Los Angeles reafirmou esta terça-feira que a cidade norte-americana é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2024, mas mantendo abertura para acolher a edição de 2028 do evento desportivo.

Eric Garcetti, que participou esta manhã numa reunião na sede do Comité Olímpico Internacional (COI), na cidade suíça de Lausana, declarou que Los Angeles está a competir "de forma sã" com Paris pela organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

"Los Angeles está preparada para acolher os Jogos Olímpicos em dois meses ou em duas décadas", disse.

O COI irá definir esta tarde a forma de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028: se elege individualmente para uma edição ou automaticamente para as duas, numa corrida entre Paris e Los Angeles.

"Temos diante de nós dias de trabalho interessantes, nos quais serão tomadas decisões muito importantes", disse Thomas Bach, líder do organismo, à entrada para o primeiro dia de reuniões.

No entanto, nestes encontros, não ficarão já definidas as sedes das duas edições dos Jogos Olímpicos. A eleição está marcada para Lima, em 13 de setembro, no congresso extraordinário do COI.

Segundo alguns especialistas, Paris terá vantagem para receber a edição de 2024, enquanto a Los Angeles terá destinada a sede de 2028.

Recentemente, o presidente da candidatura de Los Angeles aos Jogos Olímpicos de 2024, Casey Wasserman, admitiu pela primeira vez a possibilidade de organizar a edição de 2028, no quadro do processo de dupla designação proposto pelo COI.

"Para falar claro, a candidatura de LA2024 nunca foi unicamente relativa a Los Angeles e unicamente relativa a 2024. Queremos dizer claramente ao COI e à comunidade desportiva mundial que a prioridade de Los Angeles não é ela própria. Estamos sim concentrados no movimento olímpico e no mundo", reconheceu disse o responsável pela candidatura da cidade norte-americana, em comunicado.

O COI receberá ainda esta tarde a delegação de Paris, liderada pelo Presidente da República, Emmanuel Macron, fervoroso apoiante da candidatura gaulesa.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.