Organização de Tóquio'2020 lamenta morte da arquiteta Zaha Hadid

Autora do projeto inicial para o estádio olímpico

• Foto: Reuters

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 lamentou hoje a morte da arquiteta britânica, de origem iraquiana, Zaha Hadid, de 65 anos, autora do projeto inicial para o estádio olímpico da capital nipónica.

"Hadid contribuiu para o projeto Tóquio'2020, com um desenho inovador para o estádio olímpico", disse o ministro com a pasta dos Jogos Olímpicos Tóquio'202, Toshiaki Endo.

A arquiteta Zaha Hadid, primeira mulher distinguida com o prémio Pritzker, a mais alta distinção na arquitetura, morreu quinta-feira num hospital de Miami, nos Estados Unidos, na sequência de um ataque cardíaco, dias depois de lhe ter sido diagnosticada uma bronquite.

Toshiaki Endo lamentou o facto de o projeto de Hadid para o estádio olímpico ter sido cancelado, garantindo, no entanto, que os organizadores dos Jogos'2020 gostariam de agradecer todo o trabalho e empenho de Zaha Hadid.

Em julho passado, o governo japonês desistiu do projeto de Hadid, muito criticado pelos seus custos elevados - com o dobro do orçamento previsto -, e problemas com o espaço envolvente.

O gabinete de arquitetos no qual Zaha Hadid trabalhava acusou, entretanto, o Japão de se ter apropriado dos direitos de propriedade intelectuais do projeto, e a própria Zaha Hadid criticou as semelhanças entre o novo projeto, do nipónico Kengo Kuma, e o original.

Hoje, o ministro Toshiaki Endo garantiu que o Conselho dos Desportos do Japão "está a trabalhar" para solucionar a disputa que mantém com o gabinete de arquitetura de Hadid, devido aos direitos de autor do projeto original do estádio olímpico.

Hadid foi galardoada em 2004 com o prémio Pritzker, conhecido como "o Nobel da Arquitetura", que distingue anualmente um arquiteto que melhor cumpra os princípios enunciados pelo fundador da arquitetura clássica, Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.

Foi também a primeira mulher a receber a medalha real para a Arquitetura, em 2015, depois de Jean Nouvel, Frank Gehry e Oscar Niemeyer.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas