Phelps igualou um recorde com... 2160 anos?

Estudiosos dos Jogos Olímpicos da Antiguidade apontam para feito quase sem precedentes

• Foto: Reuters

Michael Phelps é dono e senhor dos principais recordes dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O nadador norte-americano é o atleta com mais medalhas (25) e mais títulos (21) conquistados ao longo de cinco edições, entre outros registos igualmente impressionantes e sem igual desde que a competição começou a ser disputada em 1896. Contudo, os estudiosos dos Jogos Olímpicos... da Antiguidade foram até ao fundo do baú e encontraram um recorde com 2.160 anos (!!) igualado pelo Tubarão de Baltimore...

Segundo um artigo da Agência Reuters, Leonidas de Rhodes conquistou, entre 164 e 152 Antes de Cristo, um total de 12 títulos individuais nos tais Jogos Olímpicos da Antiguidade - uma competição de atletismo disputada na Grécia Antiga, em honra de Zeus, que juntava vários representantes das cidades-estado desta civilização e que ocorreu entre 776 A.C. e 393 D.C. Agora foi a vez de Phelps alcançar aquele que é provavelmente o recorde mais antigo do Mundo, graças ao seu triunfo nos 200 metros mariposa, na última madrugada, que significaram o 12.º ouro olímpico a nível individual.

Como não podia deixar de ser, a marca de Leonidas levanta algumas dúvidas, quanto mais não seja pela ausência de dados palpáveis e não baseados apenas em relatos de sofistas gregos da antiguidade, como Philostratus, o Ateniense, ou de geógrafos helénicos como Pausanias.

Mas verdade ou não, eis a constatação de que não há par para Phelps na Era Moderna...

Por João Socorro Viegas
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas