Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro
A pira olímpica vai voltar a 'iluminar' os céus de Paris em cada verão, até aos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, anunciaram hoje Emmanuel Macron e a autarca da capital francesa.
"Ela voltará cada verão. Da Festa da Música, à Festa do Desporto, até aos Jogos de Los Angeles", escreveu o presidente francês na rede social X.
Emmanuel Macron propôs criar uma Festa do Desporto, a realizar-se anualmente em 14 de setembro, à semelhança da Festa da Música, que decorre em 21 de junho, com "exibições e competições" para incentivar a prática desportiva.
Assim, a pira olímpica, um imponente balão de hélio de 30 metros de altura e 22 de diâmetro, assente num anel de fogo de sete metros de diâmetro, voltará a flutuar nos céus de Paris, por cima do Jardim de Tuileries, situado entre a pirâmide do Louvre e a Praça da Concórdia e os Campos Elísios.
"Que felicidade", escreveu no Instagram a autarca da capital francesa, Anne Hidalgo, congratulando-se "por esta boa notícia".
O balão voltará a erguer-se a 60 metros de altura a cada pôr do sol entre 23 de junho, dia olímpico e paralímpico, coincidindo também com as atividades da Festa da Música, e será recolhido em 14 de setembro.
Formada por luzes led, a pira olímpica foi uma das 'estrelas' dos Jogos Olímpicos Paris2024, que decorreram entre 26 de julho e 11 de agosto, mas também dos Paralímpicos, realizados entre 28 de agosto e 08 de setembro.
O impressionante símbolo de Paris2024, que é 100% elétrico, presta homenagem ao primeiro voo de balão movido a hidrogénio, que aconteceu em 1783 precisamente do Jardim de Tuileries.
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
O Presidente dos Estados Unidos vai assinar hoje um decreto para oficializar a 'task force', informou a Casa Branca
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes