Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

Portugal ao nível de Pequim'2008

registado mais lugares de semi-finalistas

Portugal ao nível de Pequim'2008
Portugal ao nível de Pequim'2008

Os resultados de Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres'2012 são globalmente idênticos aos de Pequim'2008, tendo em conta as classificações até ao oitavo lugar, o que engloba os medalhados e os atletas que recebem um diploma.

Pontuando os oito primeiros, de 8 pontos até 1, Portugal fecha estes Jogos Olímpicos com 28 pontos, um resultado que é igual ao de Pequim'2008, mas um pouco abaixo das anteriores edições, Atlanta'1996 (34), Sydney'2000 (30) e Atenas'2004 (44).

O recuo claro das modalidades que mais pesaram nos últimos anos, ou seja atletismo, vela e judo, foi compensado pelo resultado histórico da canoagem, que, com uma medalha e mais três diplomas, vale 14 pontos, metade do total de toda a missão olímpica.

Em termos de modalidades, também pontuaram para Portugal remo e ténis de mesa (4 pontos cada), atletismo, tiro e vela (2 pontos cada).

Uma medalha de prata, em Londres, para a dupla de canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, a que corresponde, nas contas de top-8, 7 pontos. Em quinto lugar ficaram Pedro Fraga e Nuno Mendes (remo), Marcos Freitas/Tiago Apolónia/João Monteiro (ténis de mesa), em sexto Teresa Portela/Beatriz Gomes/Joana Vasconcelos/Teresa Rodrigues e Beatriz Gomes/Joana Vasconcelos (canoagem), em sétimo Jessica Augusto (atletismo), João Costa (tiro) e em oitavo Teresa Portela (canoagem) e Bernardo Freitas/Francisco Andrade e Alvaro Marinho Miguel Nunes (vela).

A evolução de Portugal, nos Jogos Londres'2012 verifica-se sim no acréscimo de atletas de nível semi-finalistas, classificados entre o nono lugar e o 16.º, que pelas regras atuais terão direito a ver a bolsa olímpica prolongada, no arranque do projecto Rio de Janeiro2016. Em 2008, foram 14 os semi-finalistas. Agora, passam para 18, dos quais quatro mesmo "à porta" do diploma, em nono lugar: João Silva (triatlo), João Costa (tiro), Ana Cabecinha (atletismo) e Joana Ramos (judo), apesar de não ter ganho qualquer combate. Em 11.º classificaram-se Ana Rente (ginástica) Clarisse Cruz e João Vieira (atletismo), em 13.º Marisa Barros e Patrícia Mamona (atletismo) e Rui Costa (ciclismo), em 14.º Sara Moreira (atletismo) e Afonso Domingos/Frederico Melo e João Rodrigues (vela), em 15.º Inês Henriques e Marco Fortes (atletismo), Joana Castelão (tiro) e Diogo Ganchinho (ginástica), e em 16.º Gonçalo Carvalho (equestre).

Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas