Críquete, squash, basebol/softbol, lacrosse e flag-football serão novidades nos Jogos Olímpicos
O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou esta segunda-feira em sessão plenária a entrada das modalidades de críquete, squash, basebol/softbol, lacrosse e flag-football (uma variante do futebol americano) no programa dos Jogos Los Angeles'2028.
Em Mumbai, na Índia, a entrada das cinco modalidades, que foi votada em conjunto, obteve apenas dois votos negativos, dos cerca de 90 representantes dos comités nacionais, presentes na assembleia geral.
A entrada das cinco modalidades foi proposta pelos organizadores dos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028, e aceite pela comissão executiva do COI na sexta-feira,
Das cinco modalidades propostas pelos organizadores de Los Angeles'2028, o críquete, desporto rei na Índia e jogado sobretudo nos países da Commonwealth, já tinha tido uma presença em Jogos Olímpicos, na edição de 1900, em Paris.
O basebol/softbol vai regressar ao programa olímpico, uma vez que não vai estar em Paris'2024, depois de ter sido disputado em Tóquio'2020, assim como o lacrosse, que esteve presente em St. Louis'1904 e Londres'1908.
O flag-footbal e o squash, muito populares nos Estados Unidos, vão fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos.
A presença do boxe, que ainda não tem uma federação internacional reconhecida pelo COI, será decidida mais tarde, ao contrário do pentatlo moderno, que deverá trocar a corrida de cavalos por um percurso de obstáculos, e do halterofilismo, uma vez que a comissão executiva propôs a sua inclusão em Los Angeles'2028.
Assim, serão 35 as modalidades disputadas em Los Angeles, um novo recorde, sendo que, em relação a Paris'2024, apenas o breaking estará de fora, como já tinha sido anunciado no início de 2022.
Rapper em nova aventura no universo olímpico
Honda, Uber, Intuit, Google e Starbucks são algumas das marcas que já assinaram patrocínios
Símbolo olímpico iniciou o seu trajeto esta quinta-feira, a partir de Atenas, 63 dias antes do evento
A cerimónia de acendimento deste símbolo realizou-se esta quarta-feira, na histórica cidade grega
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam