A cidade de Setúbal foi escolhida pela Federação Internacional de Natação (FINA) para acolher a prova de apuramento olímpico de águas abertas, que estava inicialmente agendada para Fukuoka, no Japão, anunciou esta quarta-feira a federação portuguesa da modalidade.
Em comunicado, o organismo que tutela a natação portuguesa refere que a data da prova "ainda não está totalmente fechada, mas tudo aponta para o fim de semana de 19 e 20 de junho".
Esta será a terceira vez que o Sado recebe uma prova de apuramento olímpico, que contará com a presença dos nadadores lusos Tiago Campos, Angélica André e Mafalda Rosa, depois de ter sido palco da qualificação para os Jogos Londres2012 e Rio2016.
Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), Rui Sardinha, vice-presidente do organismo, refere que "Setúbal é conhecida como o epicentro das águas abertas a nível mundial em termos organizativos, e no desafio sempre presente e diferente que a sua prova empresta aos nadadores presentes".
O responsável destaca o apoio do Governo à prova que, considera, "lança Portugal uma vez mais na cena internacional dos grandes eventos desportivos".
Na segunda-feira, a FINA anunciou o cancelamento das provas de qualificação olímpica de águas abertas, saltos para água e natação artística, previstas para abril e maio, em Tóquio e Fukuoka.
A competição de águas abertas deveria decorrer em Fukuoka, nos dias 29 e 30 de maio. Para a cidade de Tóquio estavam agendadas a competição de natação artística, na qual deve participar o dueto português composto por Beatriz Gonçalves e Sheila Vieira, e a de saltos para a água.
Os Jogos Tóquio2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, deverão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto.
Jogadora inicia a competição na próxima quinta-feira em Guimarães
A garantia foi dada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal José Manuel Constantino
Portuguesa participa amanhã numa maratona de elite com o objetivo de assegurar mínimos
Reação um dia depois de o "número dois" do Partido Liberal Democrático do Japão ter admitido o cenário
Nova competição revoluciona o futebol europeu
O nosso jornal foi o único meio da comunicação social portuguesa presente
Emblemas pioneiros acrescentam que objetivo é começar a competir assim que possível, com um total de 20 equipas
Competição tem já acordado um financiamento de quatro mil milhões de euros de uma instituição financeira para assegurar a prova
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.