Tóquio'2020: Comité Olímpico Japonês diz que transações são legítimas

Pagamentos de 1,3 milhões de euros

• Foto: EPA
O Comité Olímpico Japonês (COJ) afirmou esta sexta-feira que as transações realizadas pelo organismo e que estão sob investigação pela justiça francesa, sob suspeita de subornos para a atribuição dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, foram "pagamentos legítimos".

O organismo defende, em comunicado, que a escolha de Tóquio para anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2020 foi resultado de uma "competição justa" perante outras candidaturas e que as verbas agora sob investigação foram destinadas ao pagamento de serviços legais de consultadoria.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o comité organizador japonês fez pagamentos de 1,3 milhões de euros numa conta com ligações ao Comité Olímpico Internacional (COI) antes da escolha de Tóquio para a organização dos Jogos Olímpicos de 2020.

A conta pertenceria à empresa Black Tidings, pertencente a Ian Tong Han e com ligações a Papa Massata Diack, filho do ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (AAAF), Lamine Diack, refere ainda o jornal britânico.

O comité japonês refere que as quantias pagas foram "apropriadas e adequadas" aos serviços de consultadoria prestados por parte da empresa, que tinha "boas credenciais e referências".

O comunicado do Comité Olímpico Japonês, assinado por Tsunekazu Takeda e Nobumoto Higuchi, responsáveis pela candidatura de Tóquio, esclarece ainda que a verba paga à empresa Black Tiding foi auditada pela companhia Ernst & Young.

Na quinta-feira, o Governo japonês afirmou que a candidatura de Tóquio à organização dos Jogos Olímpicos de 2020 foi limpa, depois de na quarta-feira terem surgido suspeitas de alegados subornos a uma sociedade ligada ao Comité Olímpico Internacional (COI).

"Vamos continuar a trabalhar para confirmar factos", disse na altura o porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, na conferência de imprensa diária, garantindo que o executivo responderá "de forma apropriada".
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Jogos Olímpicos

Notícias

Notícias Mais Vistas