_
O fundista norueguês Johannes Klaebo fez esta quarta-feira subir o recorde de títulos olímpicos de inverno, ao conquistar à 10.ª medalha de ouro da sua carreira, a quinta nos Jogos de Milão-Cortina.
O 'cometa de Trondheim', alcunha pelo qual é conhecido, chegou à '10.ª', depois de vencer o sprint por equipas no esqui de fundo, com a Noruega a bater os Estados Unidos (prata) e a Itália (bronze), numa competição com 15 países.
Klaebo, a fazer dupla com Einar Hedegart, terminou a sua quinta prova em Milão-Cortina com tempo global de 18.28,98 minutos, menos 1,4 segundos do que o par norte-americano (Ben Ogden e Gus Schumacher) e 3,3 do que a dupla italiana (Elia Barp e Federico Pellegrino).
O norueguês, de 29 anos, não só aumentou o recorde de ouros em Jogos Olímpicos de inverno, como se tornou, englobando também os Jogos de verão, o segundo atleta com mais títulos olímpicos, apenas atrás das distantes 23 medalhas de ouro do nadador norte-americano Michael Phelps (2004 a 2016).
Klaebo, que já tinha vencido em Milão-Cortina o sprint clássico de esqui de fundo, a estafeta 4x7,5 quilómetros, o skyatlo e os 10 quilómetros estilo livre, manteve vivo o objetivo de conseguir um Grand Slam: vencer todas as seis provas do programa olímpico, um feito inédito.
O esquiador norueguês, que globalmente tem 12 medalhas olímpicas, juntando mais uma prata e um bronze nos Jogos de Pequim2022, ainda vai em Itália disputar a prova de 50 quilómetros, no sábado, em Val di Fiemme, e é grande favorito ao ouro.
Por LusaPortuguesa melhorou na segunda manga e norte-americana soma terceiro ouro olímpico
Vitória desta vez no sprint por equipas no esqui de fundo
Seis atletas russos e quatro bielorrussos poderão competir sob as suas bandeiras nacionais
Ucraniano foi impedido de competir nos Jogos Olímpicos devido ao capacete
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Avançado do Galatasaray recorda saída do clube italiano e reconhece que continua muito magoado
Benfica perdeu com o Real Madrid em Lisboa e país não consegue marcar qualquer ponto neste arranque dos playoff
Várias pessoas estão a receber tratamento em dois hospitais