Decidiu esta quarta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI)
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 vão realizar-se nos Alpes franceses, decidiu esta quarta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI), que impôs várias condições, entre as quais que a assinatura do contrato seja realizada até 1 de outubro.
O presidente de França, Emmanuel Macron, assegurou ao COI que o novo governo oferecerá todas as garantias necessárias para a organização do evento e assinará o contrato dentro do prazo imposto pelo organismo olímpico.
"Queremos agradecer-vos a confiança que depositaram em nós. Diremos presente e respeitaremos os nossos compromissos", garantiu o presidente de França, a dois dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024, que se prolongam até 11 de agosto.
O COI aprovou a candidatura dos Alpes franceses com 84 votos a favor, quatro contra e sete abstenções, mas exigiu também que o contrato com o governo daquele país europeu seja aprovado na Assembleia Nacional até 01 de março de 2025.
A proposta francesa, a única submetida a votação, centra-se na utilização das estâncias de esqui da região dos Alpes, bem como das infraestruturas de desportos em piso de gelo da cidade costeira de Nice.
A França já organizou três vezes os Jogos Olímpicos de Inverno: foi palco edição inaugural, em 1924, e, posteriormente, em 1968, em Grenoble, e 1992, em Albertville.
Cerimónia realiza-se a 6 de fevereiro do próximo ano, no Estádio Giuseppe Meazza
Rapper em nova aventura no universo olímpico
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Federica Brignone não descarta participar nos Jogos Olímpicos de Inverno daqui a 10 meses
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA