_
Uma situação de "indisciplina" ainda por esclarecer roubou pela segunda vez consecutiva o sonho olímpico à basquetebolista brasileira Iziane Castro Marques, que pelos mesmos motivos já tinha falhado Pequim'2008.
Segundo a Confederação Brasileira de Basquetebol, a decisão de afastar a atleta de 30 anos, uma das mais consagradas do país - foi das primeiras brasileiras a jogar na WNBA - foi assumida pela diretora Hortencia Marcari.
A seleção canarinha está em Lille, França, onde disputa um torneio triangular com a seleção gaulesa e Chinesa. Quem também ficou a uma semana de Londres'2012 foi o polaco Lukasz Klekot, do pentatlo moderno, e o francês Nordine Gezzar, nos 3.000 obstáculos, ambos devido a doping.
"É uma pena, não só para ele, mas também para toda a comunidade desportiva. Não creio que Lukasz vá pedir a contra-análise, pois a situação é óbvia", vincou o treinador Stanislaw Pytel, que acusou o medalha de prata nos Europeus de 2011 de ele próprio ter comprado a substancia enriquecida com nutrientes proibidos.
Quanto a Gezzar, quarto nos Europeus de Helsínquia deste ano, a federação francesa revela que o atleta foi suspenso devido a um "controlo por EPO" e que a contra-análise será feita no domingo, sendo o resultado, que o poderá ilibar, conhecido 48 horas mais tarde.