_
Os velejadores portugueses iniciam, segunda-feira, a participação no 43.º Troféu S.A.R Princesa Sofia Mapfre, que decorre em Maiorca, até sábado, dia 7, informou este domingo a Federação Portuguesa de Vela.
A terceira etapa do ISAF Sailing World Cup é a primeira prova de seleção dos velejadores portugueses para os próximos jogos olímpicos, nas classes Laser Standard, Laser Radial 49er e 470.
Portugal conta com participações asseguradas em Londres, nas classes Laser Radial, 49er e 470, restando apurar os representantes lusos nas referidas classes.
Sara Carmo e Inês Sobral disputam a vaga na classe Laser Radial. Na classe 49er, Bernardo Freitas/Jorge Andrade disputam com a dupla Jorge Lima/ José Luís Costa um lugar nas Olímpiadas.
Álvaro Marinho/Miguel Nunes, que procuram a 4.ª participação olímpica, e António Matos Rosa/Ricardo Schedel disputam a vaga na classe 470.
A classe Laser Standard é a única em que Portugal não tem vaga, nos Jogos Olímpicos, assegurada. Os velejadores Gustavo Lima, Tiago Morais e Rui Silveira iniciam o respetivo processo de seleção, contando, à partida, que garantem a vaga no Mundial da classe, a disputar no mês de Maio, em Boltenhagen, Alemanha.
Afonso Domingos/Frederico Melo, em Star e Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves, no Match Racing feminino, com passaporte carimbado para Londres, marcam presença em Maiorca, em busca do melhor resultado possível.